O Volkswagen Tiguan de segunda geração voltou a ser vendido no Brasil em outubro de 2023 após ter ficado dois anos ausente do mercado nacional. Porém, o SUV de sete lugares retornou ao país em versão única com mudanças mecânicas e motor menos potente num cenário repleto de novos concorrentes (a maioria chineses), condição que refletiu na sua participação no mercado – o Tiguan Allspace R-Line registrou menos de 3 mil emplacamentos em 2024 e atualmente não figura entre os 40 SUVs mais vendidos do Brasil no acumulado de 2025.
Nem o visual retocado foi suficiente para compensar os downgrades. A começar pelo motor EA888 2.0 turbo a gasolina, que teve a potência e o torque reduzidos de respectivos 230 cv e 35,7 kgfm para 186 cv e 30,6 kgfm, para atender às novas normas de emissões.
O câmbio DSG automatizado de dupla embreagem e sete marchas, conectado ao sistema de tração integral 4Motion, deu lugar à uma caixa automática de oito velocidades com tração apenas dianteira.
O motor menos potente, obviamente, refletiu no desempenho do Tiguan Allspace. Se antes o SUV precisava de elogiáveis 7 segundos para atingir os 100 km/h, a versão atualizada cumpre a prova em pouco mais de 9 segundos.
Em termos de consumo, o Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro (PBEV), informa marcas de 9,2 km/l na cidade e de 11,3 km/l na estrada. Com base no número do ciclo rodoviário, o tanque de 60 litros fornece autonomia de até 678 quilômetros.
Visualmente, a dianteira ostenta as mudanças mais relevantes, com novos faróis de LED Matrix, conectados ao logotipo da Volkswagen por um filete de LED, e novo para-choque. A traseira, por sua vez, não foi retocada.
A cabine segue espaçosa e arrematada com materiais de boa qualidade, embora não tenha o mesmo refinamento dos rivais chineses. O painel digital de 8 polegadas e a central multimídia com Android e Apple CarPlay com conexão sem fio. A lista de equipamentos de série ainda conta com ar-condicionado digital de três zonas, sensor de chuva, controle de cruzeiro adaptativo (ACC) com frenagem autônoma, assistente automático de estacionamento (Park Assist), porta-malas com abertura elétrica, entre outros itens.
O SUV mede 4,78 metros de comprimento, 1,83 m de largura, 1,66 m de altura e 2,79 m de entre-eixos. O porta-malas tem 686 litros de capacidade na configuração de cinco lugares, mas essa capacidade despenca para 216 litros quando a terceira fileira de bancos está em uso para levar mais dois passageiros.
Com preço sugerido no site da Volkswagen a partir de R$ 305.990, o Tiguan Allspace R-Line pode ser encontrado em concessionárias com descontos generosos, que podem chegar a R$ 40 mil. A autorizada Casal Volkswagen, de Cabo Frio (RJ), está anunciando por R$ 265.990 um exemplar zero quilômetro na cor cinza, ano/modelo 24/25 (valor inferior aos R$ 278.990 cobrados no lançamento, há dois anos).
O Volkswagen Tiguan Allspace será substituído no Brasil pela nova geração, que deve chegar até 2026, também importada do México. Se seguir a mesma receita da configuração que estreou recentemente na Argentina, o SUV terá “regressão” mecânica ainda maior, pois o novo modelo é vendido no país vizinho com o 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm que equipa modelos menores, como T-Cross e Taos.
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Fonte: direitonews