Ex-estrategista revela bastidores da 1ª vitória da Red Bull na F1


A primeira vitória da Red Bull Racing na Fórmula 1, conquistada por Sebastian Vettel no GP da China de 2009, voltou a ser assunto. O ex-estrategista da equipe, Neil Martin, revelou os bastidores das escolhas que levaram o time ao triunfo em Xangai, resultado que abriu caminho para a trajetória vitoriosa da equipe de Milton Keynes.

Vettel largou da pole, mesmo tendo enfrentado problemas de semieixo que limitaram sua participação a apenas uma volta rápida em cada fase da sessão de classificação. Na corrida, disputada sob chuva e com as oito primeiras voltas atrás do Safety Car, ele rapidamente abriu vantagem, aproveitando a pista limpa sem spray.

Martin explicou que a chave da vitória foi não parar nos boxes junto com os concorrentes no início: “A Red Bull nunca tinha vencido, então ver a oportunidade de seguir um caminho diferente era muito atraente e não tinha muito risco. Era o que chamamos de risco assimétrico, muito a ganhar e pouco a perder”, afirmou em entrevista à Champions Speakers, em associação com o PlanetF1.com.

Segundo Martin, as equipes que reabasteceram cedo perderam muito tempo no tráfego e com a falta de visibilidade: “Na frente, não havia spray, e nossa análise mostrava que a separação entre os carros era de cerca de dois segundos. Se você parasse e caísse para trás de vinte carros, perderia quarenta segundos na corrida. Ficando na pista por dez voltas, praticamente definimos o resultado”, disse ele.

F1 2024, Fórmula 1, GP de São Paulo, Interlagos, Brasil
Foto: XPB Images

Vettel confirmou a importância daquele final de semana para sua carreira: “Conquistar a pole e dar a primeira vitória para a Red Bull, depois de já ter feito isso pela Toro Rosso (atual Racing Bulls) em Monza no ano anterior, foi especial. Estávamos preocupados com a confiabilidade, mas conseguimos aproveitar a chance. A decisão de largar atrás do Safety Car foi correta, porque havia trechos em que era impossível controlar o carro”, recordou.

Naquela tarde em Xangai, Vettel venceu com 10s970 de vantagem sobre Mark Webber, seu companheiro de equipe, e quase 45 segundos à frente de Jenson Button, então líder do campeonato com a Brawn GP. Um marco que iniciou a era de conquistas que viria a render à Red Bull Racing seis títulos de construtores e oito de pilotos, divididos igualmente entre Vettel e Max Verstappen.

Fonte: f1mania

Anteriores Especialista: abordagem da Europa para a resolução de conflitos leva à escalada no Oriente Médio
Próxima F1 pode ter até dez corridas Sprint a partir de 2027