Depois de levar milhares de manifestantes em atos por todo o país neste domingo (7), a bancada da oposição pretende desembarcar em Brasília nesta semana com mais força para pautar o projeto da anistia no Congresso Nacional. A mobilização da direita acontece em meio ao julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal (STF) no caso da suposta tentativa de golpe de Estado.
Além da anistia, os manifestantes foram às ruas para pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado é o relator do processo contra Bolsonaro e será o primeiro a proferir o seu voto na retomada do julgamento nesta terça-feira (9). A expectativa é de que a conclusão com o resultado da condenação ou absolvição aconteça até sexta-feira (12).
“Nós estamos aqui hoje para dizer que vamos lutar por anistia, por liberdade de expressão. Nós vamos lutar pela liberdade da imprensa que aqui está, que já está sendo emudecida. Nós vamos lutar por liberdade religiosa. Alexandre de Moraes, você é um violador de direitos humanos e comete crime no Brasil reiteradamente”, disse o líder do PL na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), durante seu discurso na Avenida Paulista, em São Paulo.
Leia a notícia na íntegra no site da Gazeta do Povo.
Aliados de Tarcísio veem discurso contra Moraes na Paulista como ‘divisor de águas’
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), adotou neste domingo (7) o tom mais duro até aqui contra o Supremo Tribunal Federal (STF). Durante discurso no ato da oposição na Avenida Paulista, afirmou que “ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Alexandre de Moraes”, pediu anistia ampla aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro e defendeu a volta do ex-presidente Jair Bolsonaro às urnas em 2026.
A fala foi considerada por aliados um “divisor de águas”. Pessoas próximas ao governador avaliam que o momento era o mais oportuno para um gesto mais firme em direção ao bolsonarismo e viram no discurso uma resposta ao julgamento que ocorre no STF contra Bolsonaro e outros réus acusados de tentativa de golpe. Fabio Wajngarten, ex-chefe da Secretaria de Comunicação da Presidência, classificou o posicionamento como “duríssimo” e “direto”. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), filho mais velho de Jair, republicou o discurso de Tarcísio em suas redes sociais.
Leia a notícia na íntegra no site da Jovem Pan.
Fonte: noticiasagricolas