A virada para os anos 2000 não só ficou na memória das pessoas com mais de 30 anos de idade pelo famoso “bug do milênio”, mas também por ser uma época importante para a indústria automotiva. Ao longo da primeira década do século aconteceram lançamentos importantes, inclusive com o Ford EcoSport, primeiro SUV compacto nacional e responsável por puxar a fila de sucesso que o segmento é hoje.
No início deste século, os hatches compactos dominavam o mercado nacional. Ainda assim, houve grandes lançamentos que perduraram até pouco tempo atrás, a exemplo de Volkswagen Fox e Honda Fit, só para citar os mais populares. Nesta lista, você confere seis carros dos anos 2000 que podem ser uma boa opção de compra ainda em 2025.
Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de setembro de 2025. Confira cada um dos modelos, a seguir, em detalhes.
Fruto do projeto “Arara Azul”, o Chevrolet Celta foi lançado exatamente há 25 anos com a missão de substituir o Corsa Wind como o carro de entrada da marca da gravata dourada. Até hoje, o compacto hatch é famoso pela sua robustez e baixo custo de manutenção, o que automaticamente o leva a ser o primeiro carro de muitos brasileiros. Unidades ano 2003 podem ser encontradas na plataforma do Mercado Livre com preço a partir de R$ 13.900.
Os modelos deste ano trazem o motor 1.0 aspirado VHC a gasolina de 70 cv de potência e 8,8 kgfm de torque, sempre com câmbio manual de cinco marchas. Mas basta procurar por unidades a partir de 2006 para achar modelos flex, ou a partir de 2008, já com a primeira reestilização e com o motor VHC E — mais potente, com até 78 cv. Teve até versão com motor 1.4 de até 85 cv e 11,8 kgfm, mas é raro de encontrar.
É o clássico carro de entrada de duas décadas atrás, que trazia, no máximo, itens de conforto como vidros e travas elétricas, além de direção com assistência hidráulica – mas isso nas versões mais equipadas, pois o hatch é o típico “pé de boi” neste ano.
“Compacto para quem vê, gigante para quem anda” era o slogan do Volkswagen Fox quando surgiu no mercado, algo que ocorreu em meados de 2003. Ele tinha a missão de substituir o Gol, mas isso nunca aconteceu, e o modelo acabou virando um “primo” mais equipado e mais alto que o hatch vendido por 27 anos. Unidades ano 2005 podem ser adquiridas na plataforma com valores a partir de R$ 17.900.
Sob o capô, as versões mais em conta têm o motor 1.0 aspirado flex de até 72 cv e 9,2 kgfm de torque, enquanto os modelos mais equipados têm o conhecido 1.6 flex da família EA111, este com até 103 cv e 14,5 kgfm – todos com caixa manual de cinco marchas.
O modelo traz bom espaço interno, embora suas dimensões sejam compactas e o deixam como uma excelente alternativa para uso urbano. Entre os itens de série, podem trazer direção hidráulica, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos e o famoso banco corrediço traseiro.
O ano de 2003 teve lançamentos importantes no mercado brasileiro. Além do Volkswagen Fox e do Honda Fit, houve a chegada do Ford EcoSport, que nada mais é do que o precursor dos SUVs compactos que tanto fazem sucesso hoje. O utilitário pode ser arrematado na plataforma do Mercado Livre com preço inicial de R$ 22.900 em unidades 2004. É o modelo para quem procura um carro com pegada mais aventureira e mais “altinho”.
O Ford EcoSport dos primeiros anos trazia três opções de motores: 1.0 Supercharger de 95 cv e 12,6 kgfm de torque (não muito lembrado), 1.6 aspirado de 98 cv e 14,3 kgfm, e 2.0 aspirado de 143 cv e 18,2 kgfm, todos a gasolina nos primeiros anos. Eles tinham câmbio manual de cinco marchas, enquanto a transmissão automática de quatro marchas chegaria mais tarde.
Na lista de itens de série, o modelo trazia ar-condicionado, direção hidráulica, vidros, travas e retrovisores elétricos, além de banco de couro nas versões mais equipadas.
Lançado em 2002, o Fiat Doblò foi um dos modelos mais emblemáticos entre as minivans vendidas no Brasil no início do século 21. Também chamada de multivan por misturar elementos de furgão e minivan, Doblò resistiu até 2021 e permaneceu na mesma geração por 20 anos. Com amplo espaço interno, é capaz de comportar seis pessoas, o que a torna uma boa opção para grandes famílias. O modelo pode ser comprado com preço a partir de R$ 23.500 na plataforma do Mercado Livre.
Nos primeiros anos, contou com os motores 1.3 Fire a gasolina de 80 cv de potência e 12 kgfm de torque, enquanto a versão topo trazia o mesmo 1.6 do Brava, com 106 cv e 15,4 kgfm. Mas ao longo da sua história, foram os motores 1.4 Fire de até 86 cv e o 1.8 que ditaram o ritmo (1.8 era da GM de 114 cv e depois virou o ETorq, com até 132 cv).
O atrativo das portas corrediças sempre foi marcante, bem como a possibilidade de ampliar o espaço para sete pessoas com seus bancos extras no porta-malas, ficando dispostos lateralmente. Direção hidráulica, ar-condicionado, apoio de braço para o motorista e computador de bordo são itens de série encontrados no modelo.
O “queridinho” do mercado de usados no Brasil não podia ficar de fora desta lista: Honda Fit. Ele fez sua estreia por aqui em 2003 e conquistou seu lugar ao sol graças ao amplo espaço interno, bom acabamento e soluções inteligentes que perduram até hoje no Honda HR-V, como o banco Magic Seat. O hatch (ou monovolume) tem ofertas com preços a partir de R$ 24 mil para modelos 2004 na plataforma.
São duas opções de motorização: 1.4 e 1.5 a gasolina, sendo a primeira com 80 cv de potência e 11,8 kgfm de torque, enquanto a segundo é mais forte e rende mais: 105 cv e 14,2 kgfm. Além dos predicados citados acima, o Honda Fit se consolidou por aumentar a oferta de câmbio automático no mercado com sua transmissão CVT, embora as versões mais básicas trouxessem a caixa manual com cinco marchas.
Entre os itens de série, as variantes mais equipadas somavam direção hidráulica, ar-condicionado, porta-copos na saída de ar (solução até hoje elogiada), computador de bordo e rádio toca-CDs com suporte a MP3.
Embora não tenha sido lançado na primeira metade dos anos 2000, o Hyundai Santa Fe também pertence a essa década de ouro na indústria nacional (estreou em 2006). SUV de médio porte, ele conquistou boas vendas na época com o apelo o de seu desenho mais esportivo, motor potente, conforto e o bom pacote de equipamentos. Unidades 2008 do utilitário sul-coreano podem ser compradas com preço de partida de R$ 35.900 na plataforma do Mercado Livre.
Debaixo do capô, o Hyundai Santa Fe traz um de seus principais apelos: o motor V6 2.7 aspirado a gasolina, que, nos primeiros anos, entregavam bons 200 cv de potência e 25,3 kgfm de torque. Tal propulsor trabalha em parceria com um câmbio automático de quatro marchas (um padrão da época).
É um SUV familiar que entrega muito espaço, e que oferece itens como ar-condicionado automático de duas zonas, airbags laterais e de cortina, bancos de couro, bancos elétricos na dianteira, retrovisor fotocrômico, porta-luvas climatizado, faróis automáticos, entre outros.
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Fonte: direitonews