A Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (SETASC), realizou, na tarde da última terça-feira (07.10), a entrega de 70 cartões do programa Ser Família, beneficiando pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O benefício, no valor de R$ 150 mensais, tem validade de um ano, com possibilidade de renovação conforme regulamentação estadual. O valor é depositado pelo Governo do Estado diretamente na conta do beneficiário.
Durante a entrega dos cartões, o Prefeito Chico Mendes, destacou que o programa chega para ajudar a atender as necessidades cotidianas das famílias.
“Mais uma vez, o Governo Municipal, em parceria com o Governo do Estado, atende nossa população. Os cartões do programa Ser Família estão beneficiando inicialmente 70 famílias, oferecendo um recurso para ajudar nas despesas do dia a dia de cada lar.”
A Secretária de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, Jaqueline Mendes, falou sobre a adesão do município ao programa Ser Família.
“O programa Ser Família é uma iniciativa do Governo de Mato Grosso que possibilitou ao município aderir a essa ação, beneficiando famílias em situação de vulnerabilidade social em Diamantino. Hoje, entregamos 70 cartões, uma importante ação de transferência de renda que irá ajudar essas famílias nas suas necessidades diárias.”
Jaqueline Mendes lembra ainda que as pessoas que buscam apoio em programas sociais precisam manter seus dados sempre atualizados.
“É fundamental que as pessoas atualizem suas informações junto à Secretaria de Assistência Social, participem das palestras oferecidas e estejam cadastradas no CadÚnico. Nosso objetivo é que mais pessoas possam receber o benefício.”
A assistente social Ana Cristina dos Santos explicou sobre a documentação exigida e outros critérios para os interessados no benefício do Programa Ser Família.
“O programa atende famílias em situação de vulnerabilidade que se enquadrem nos critérios, entre eles: renda per capita abaixo de R$ 218, inscrição no Cadastro Único, acompanhamento por uma equipe técnica e por agentes comunitários de saúde. É necessário apresentar documentação, como RG, CPF de todos os moradores e comprovante de residência.”
Jennifer Moraes, moradora do bairro Buriti, foi uma das beneficiadas com o cartão do programa Ser Família. Segundo ela, essa ajuda é muito importante.
“Talvez para alguns não pareça muito, mas para mim que estou desempregada, sem recurso, essa ajuda do programa é sem dúvida importante, e vai ajudar com certeza.”
Giovana, moradora do bairro da Ponte, diz estar feliz e grata por ter conseguido entrar no programa.
“Sou grata a Deus primeiramente, ao município, ao estado e a todos que me ajudaram, esse repasse vai me ajudar bastante neste momento.”
Para a moradora do bairro Buriti, Dilma do Espírito Santo, o cartão do programa Ser Família veio na hora certa.
“Esse programa é muito bom e o cartão veio na hora certa, eu estou precisando, então vai me ajudar.”
O Programa Ser Família é uma iniciativa do Governo do Estado de Mato Grosso que tem como objetivo promover a transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Por meio do benefício, as famílias recebem um valor mensal em cartão magnético, que pode ser utilizado para a compra de alimentos em estabelecimentos conveniados. O programa busca garantir maior segurança alimentar, reduzir a pobreza e melhorar a qualidade de vida das famílias atendidas, oferecendo suporte direto para suprir necessidades básicas.
Fonte: diamantino.mt.gov.br