Depois de adiantar que a estreia da nova geração do Fastback deverá acontecer ainda em 2025, a Fiat resolveu intensificar o ritmo de testes com protótipos nas ruas. Em razão disso, flagras têm se tornado constantes e revelado cada vez mais sobre o design do modelo. No mais recente, publicado pelo site Motor.es, é possível observar as dimensões da carroceria e até o visual definitivo das rodas.
Totalmente reformulado, o novo Fastback chegará ao mercado maior, mais tecnológico e com design alinhado aos lançamentos globais da Fiat. O projeto atende internamente pelo codinome F2X e está sendo tocado pela mesma equipe que já desenvolveu o Grande Panda. O hatch compacto, inclusive, será a grande fonte de inspiração do SUV cupê.
Outro destaque da nova geração será o alcance global, já que o Fastback passará a ser vendido tanto na América do Sul quanto em mercados da Europa. Com isso, será produzido simultaneamente no Brasil (no complexo fabril de Betim, em Minas Gerais) e na Europa (provavelmente na fábrica de Kragujevac, na Sérvia, onde o Grande Panda já é montado).
Dentro da nova linguagem visual da Fiat, focada em linhas mais retilíneas e de pegada retrô, o novo Fastback terá muito do que já foi revelado no Grande Panda. Destaque para a dianteira com capô alto e plano, faróis com assinatura luminosa exclusiva e LEDs pixelados. Dependendo da versão, o modelo poderá ter até logotipo iluminado, como adiantado no conceito de 2024.
Em termos estruturais, já é certo que o novo Fastback adotará a conhecida plataforma Smart Car do grupo Stellantis, ou seja, uma derivação da base CMP já usada pelos modelos Citroën (C3, Aircross e Basalt) e pelo próprio Grande Panda. A matriz substituirá a arquitetura MLA, usada atualmente no Brasil, e renderá avanços técnicos e dinâmicos importantes.
Entre outras melhorias, a arquitetura deixará o SUV mais espaçoso, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. Nesse sentido, a distância entre-eixos saltará dos atuais 2,53 metros para algo em torno de 2,60 m (podendo chegar aos mesmos 2,64 m do primo Basalt).
Mecanicamente, a grande novidade da segunda geração será a oferta de uma inédita versão elétrica. A variante será focada na Europa e aproveitará o sistema de propulsão do Grande Panda, ou seja, motor elétrico de 113 cv e bateria de fosfato de ferro-lítio de 44 kWh. A autonomia ficará entre 300 km e 400 km.
Haverá ainda versões híbridas, neste caso com um motor 1.2 turbo a gasolina ligado a um propulsor elétrico síncrono de ímã permanente, entregando 145 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. O câmbio será de dupla embreagem e a bateria de íons de lítio de 48 volts.
Já no Brasil, seguirá em oferta o conjunto T200 Hybrid formado pelo motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12V, conhecido como BSG. O câmbio será automático CVT de sete marchas simuladas. Nas versões mais caras, como a esportiva Abarth, marcará presença o propulsor 1.3 turbo flex de 185 cv.
Em entrevista concedida no início do ano, um porta-voz da Fiat adiantou que a estreia do novo Fastback deverá acontecer ainda em 2025 na Europa. As vendas, porém, serão iniciadas apenas no primeiro semestre de 2026.
Já no Brasil, o mais provável é que a nova geração seja lançada por volta de 2027, dando tempo de mercado para o modelo atual, que foi recentemente reestilizado para a linha 2026.
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Fonte: direitonews