Max Verstappen vai correr na categoria GT neste próximo final de semana, no icônico circuito do Nurburgring Nordschleife, e essa decisão do piloto da Red Bull Racing chamou a atenção do ex-piloto de Fórmula 1 e campeão em 2016, Nico Rosberg.
Em entrevista ao podcast da Sky Sports F1, ao lado de Simon Lazenby e David Croft, Rosberg elogiou o comprometimento de Verstappen, chamando de ‘incrível’ a dedicação do holandês, que aos 27 anos busca ampliar sua experiência em diferentes categorias: “O mundo inteiro vai estar assistindo isso. É inacreditável”, disse Rosberg.
Para competir nessa prova, Verstappen precisará de uma licença oficial da Federação Alemã de Automobilismo, a Categoria B, que lhe permitirá pilotar um Porsche Cayman. Ele fará um exame na sexta-feira para obter a permissão. Caso obtenha bons resultados em duas corridas, será promovido à Categoria A, habilitando-o a pilotar a Ferrari 296 GT3, que pertence à Categoria A, e que ele já utilizou anteriormente, mas não em uma corrida oficial. Existe ainda a possibilidade de aprovação após apenas uma corrida, segundo as regras.
O humor também marcou o debate sobre a obtenção do documento: “Quais são as perguntas nesse exame? ‘Qual o seu nome?’ ‘Max Verstappen’. ‘Parabéns, você tem a licença’,” brincou o comentarista de F1, David Croft, destacando que, apesar do talento do piloto, ele ainda precisa cumprir todos os passos formais.
Rosberg comentou sobre a intensidade da temporada de F1 e a raridade de pilotos terem tempo para desafios paralelos: “Todos nós, com 24 corridas por ano, estamos no limite. Você só pensa em descansar um pouco, treinar em casa, ver os filhos… e ele vai para uma sala de aula tirar uma licença, depois corre na Categoria B no sábado e, possivelmente, passe para a Categoria A no domingo. Inacreditável. É muito legal”, disse o ex-piloto da Williams e Mercedes.

Ele ainda destacou a capacidade única de Verstappen: “Ele é o piloto mais talentoso do mundo e não importa em qual carro entre, vai ser mais rápido que qualquer outra pessoa. Com certeza vai se sair incrivelmente bem”, acrescentou.
Além do exame, Verstappen vai precisar demonstrar conhecimento sobre regras específicas do circuito de Nordschleife (com mais de 20 km de extensão), como limites de velocidade em zonas com bandeira amarela e códigos de segurança como o ‘Code 60’ e o ‘Code 120’, considerados complexos até para veteranos, segundo Croft.
O desafio marca mais um capítulo na carreira de Verstappen, mostrando que seu talento vai além da Fórmula 1 e que ele busca constantemente novos limites nas pistas.
Fonte: f1mania