A General Motors parece bastante animada com a estratégia de vender carros chineses com o emblema da Chevrolet no Brasil. Depois do Spark EUV, já lançado, e do Captiva EV, já confirmado, a marca afirma que lançará uma série de outros modelos dentro da mesma receita. A informação partiu de Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, durante o 2º Summit Futuro da Mobilidade, realizado em parceria por Autoesporte e Valor.
De acordo com o executivo, a empresa “está avaliando mais 4 ou 5 produtos” e deverá ampliar o alcance para diferentes segmentos, incluindo carros de passeio e veículos comerciais — além dos SUVs. Todos tomam como base modelos da chinesa Saic, exatamente como já acontece com o Spark (que, originalmente, se chama Baojun Yep Plus).
As duas empresas, vale lembrar, mantêm uma joint-venture na China há mais de 20 anos e têm lançado produtos a partir de diferentes marcas, como Baojun e Wuling. Nos últimos anos, a Chevrolet passou a integrar a estratégia e agora aproveita projetos chineses para lançar novos modelos em mercados emergentes, especialmente na América Latina.
Sobre os novos modelos para o Brasil, Chamorro manteve o segredo e não revelou detalhes. Para desvendar o mistério, Autoesporte foi atrás e reuniu 5 modelos do grupo Saic que podem ser lançados como Chevrolet no Brasil. A lista inclui opções de diferentes segmentos e com motorização híbrida ou elétrica. Confira!
No segmento de SUVs, uma possibilidade é o lançamento do Baojun Yunhai. Produzido pela mesma marca que originou o Spark EUV, o modelo tem porte médio e chegaria aqui para ficar imediatamente abaixo do Captiva EV. Os dois, inclusive, usam a plataforma Tianyu D. Ao todo, são 4,59 metros de comprimento, 1,88 m de largura, 1,60 m de altura e 2,75 m de distância entre-eixos.
O modelo foi lançado na China em 2024 e tem versões híbrida plug-in e elétrica. No primeiro caso, um motor 1.5 a gasolina trabalha gerando energia para propulsor elétrico, que produz 204 cv de potência e 31,6 kgfm de torque. Já no segundo, o mesmo motor elétrico trabalha sozinho e entrega autonomia de até 600 km no padrão chinês, com bateria de 69,2 kWh.
Entre os equipamentos, destaque para sistema de direção autônoma Nível 2+, quadro de instrumentos de 8,8 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas, bancos com ventilação e aquecimento, seis airbags, ar-condicionado digital, suspensão multi-link, entre outros.
Posicionado abaixo do Yunhai, o Bingo S é recém-chegado ao portfólio da Wuling e concorre na China com o BYD Dolphin. Ao todo, mede 4,26 metros de comprimento, 1,78 m de largura, 1,60 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. A título de comparação, o Dolphin tem 4,13 m de comprimento, 1,57 m de altura, 1,77 m de largura e 2,70 m de entre-eixos.
Por dentro, o Bingo S aposta em linhas horizontais e com variados esquemas de cores. Além disso, o painel combina tela de instrumentos totalmente digital de 8,9 polegadas a uma central multimídia de 12,8” em posição destacada, além de volante multifuncional. Espaçosa, a cabine oferece 25 compartimentos de armazenamento.
Mecanicamente, motor elétrico dianteiro entrega 101 cv, limitado a uma velocidade máxima de 150 km/h. As baterias são de lítio-ferro-fosfato, com duas opções: uma de 31,9 kWh, com autonomia de até 325 km no otimista ciclo chinês CLTC, e outra de 41,9 kWh, capaz de rodar até 430 km (também no CLTC).
Ainda na família Bingo, o Bingo Plus seria mais uma opção interessante para o Brasil. Com 4,09 metros de comprimento, 1,72 m de largura, 1,57 m de altura e uma distância entre eixos de 2,61, o modelo brigaria com outros compactos elétricos do mercado, como o BYD Dolphin Mini. Na China, está à venda desde 2024 e sempre com motorização elétrica.
O motor entrega 102 cv de potência e vai sempre montado no eixo dianteiro. Há opções de baterias de 37,9 kWh ou 50,6 kWh. A primeira oferece uma autonomia de 410 km (padrão chinês CLTC) e a segunda de 510 km. A lista de equipamentos inclui painel de instrumentos digital de 8,8 polegadas, sistema multimídia com tela de 10,1 polegadas, ar-condicionado, câmera de ré e controle de cruzeiro.
Entre os modelos maiores, há chances de o recém-lançado Starlight 560 também ganhar a gravata dourada da Chevrolet. Desenvolvido dentro da família de veículos Starlight, que já originou o próprio Captiva EV, o SUV mede 4,74 metros de comprimento, 1,85 m de largura, 1,77m de altura e 2,81 m de distância entre-eixos. Dependendo da versão, as rodas podem ser de até 18 polegadas.
Na China, o Starlight 560 será colocado à venda em breve com três opções de motorização: tradicional a gasolina, híbrida plug-in ou elétrica. A primeira tem sob o capô um motor 1.5 turbo a gasolina de quatro cilindros, com 177 cv, enquanto a híbrida conta com um motor 1.5 aspirado, com 106 cv.
Já a configuração elétrica conta com um motor de 136 cv. Informações extras, como capacidade da bateria e autonomia, ainda não foram reveladas.
Por fim, neste caso no segmento comercial, a Chevrolet poderá apostar no lançamento de versões próprias de vans elétricas da Saic. A estratégia já está sendo aplicada no México, onde a Maxus V70 é vendida com a gravata dourada e o nome de Express Max. Dependendo da configuração, o modelo pode ter diferentes medidas: 4,99 metros de comprimento e 3 metros de entre-eixos ou 5,36 metros e 3,36 metros, respectivamente.
De acordo com o mercado, o motor pode ser 2.0 turbodiesel de 125 cv ou 150 cv, bem como elétrico de 204 cv. A capacidade de carga útil é de 1.295 kg. No México, apenas a variante furgão é oferecida. Já em mercados internacionais, onde é vendida também sob a bandeira da marca LDV, a van tem configurações para passageiros com 5, 6 ou 9 lugares.
Corre por fora ainda o lançamento da Wuling Yangguang, também com porte na casa dos 5 metros, e vendida unicamente com motorização elétrica. Nas versões mais potentes, com bateria de 56,2 kWh, a autonomia chega aos 400 km. Já a potência máxima é de 102 cv. Em sistemas rápidos, é possível carregar de 30% a 80% da bateria em apenas 15 minutos.
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Fonte: direitonews