Escavações na China revelam rituais antigos que ajudaram a formar identidade cultural única (FOTOS)


As escavações, realizadas no sítio de Qianzhongzitou, revelaram plataformas datadas dos períodos Zhou Ocidental (1046–771 a.C.) e dos Estados Combatentes (475–221 a.C.), construídas com diferentes camadas de terra colorida e usadas para rituais públicos e banquetes comunitários.

“A unificação política da China pelo Primeiro Imperador em 221 a.C. marcou o ápice de um longo processo que foi caracterizado por investimentos em infraestrutura, novas tecnologias e a integração de diversas construções ideológicas, mas os estudos costumam ignorar a importância dos rituais públicos nos assentamentos locais”, explicou o arqueólogo Qingzhu Wang, da Universidade de Shandong, coautor da pesquisa, publicada na revista Antiquity.

CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / The three platforms (cropped image)As três plataformas.

As três plataformas - Sputnik Brasil

1/3
As três plataformas.
CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Yueshi-period remains from Qianzhongzitou (cropped image)Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou.

Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou - Sputnik Brasil

2/3
Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou.
CC BY 4.0 / Antiquity/Qingzhu Wang et al / Warring States-period features from Qianzhongzitou (cropped image)Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou.

Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou - Sputnik Brasil

3/3
Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou.
1/3
As três plataformas.
2/3
Vestígios do período Yueshi em Qianzhongzitou.
3/3
Vestígios do período dos Estados Combatentes de Qianzhongzitou.
Entre os achados, estão inscrições com o caractere 土 (tu), que significa “terra”, sugerindo práticas de culto à terra. Restos de alimentos e utensílios de cozinha indicam que as cerimônias eram acompanhadas de grandes festas coletivas.

“Essas plataformas serviam para reunir populações em expansão e criar novas identidades coletivas por meio de experiências rituais compartilhadas”, afirmou Wang.

Descoberta rara em santuário do Bósforo lança nova luz sobre rituais antigos - Sputnik Brasil, 1920, 06.10.2025

Segundo os pesquisadores, as elites da época usaram esses rituais para integrar comunidades locais e legitimar o poder político, transformando cultos regionais em um sistema cosmológico estatal. Esse processo teria inspirado o posterior culto às “Oito Divindades”, sistema de crenças desenvolvido pelo Estado Qi, um dos reinos da antiga China.
De acordo com Wang, as escavações mostram que a expansão dos estados antigos chineses ia além da conquista militar. Os líderes usaram rituais grandiosos e festas públicas para unir povos diversos e formar a base espiritual da futura China unificada.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Secretário de Segurança de SP Guilherme Derrite anuncia força-tarefa para investigar assassinato de ex-delegado
Próxima Midia estadunidense revela nome do suposto assassino do ativista conservador Charlie Kirk