Podemos começar a história em 2024, quando a GM decidiu tirar o Chevrolet Cruze de linha, encerrando sua longeva participação no segmento de sedãs médios. Poucas marcas podem se orgulhar de ter tantos carros emblemáticos na categoria como a Chevrolet. Vectra, Monza, Omega e o saudoso Opala estão nessa lista. Qual é a solução para esse cliente que ficou órfão? Segundo a GM, o Onix Plus Premier 2026, de R$ 136.490.
O sedã chega com novo visual dianteiro e equipamentos inéditos. O motor 1.0 turbo traz acerto que, apesar de ter melhorado o consumo, manteve a correia banhada a óleo. Desenvolve 115 cv, limite para entrar no programa Carro Sustentável. Vale lembrar que, entre as opções turbinadas, só a manual, de R$ 113.990, se enquadra no programa.
É cedo para afirmar que o Onix Plus vencerá a péssima reputação da correia, que agora tem nova composição química para resistir a óleos mais ácidos. Fato é que a boa dirigibilidade foi mantida, principalmente em razão do câmbio automático de seis marchas, que segue responsivo. Nem os antigos donos do sedã notariam a diferença.
A suspensão preserva o acerto rígido que agrada àqueles que buscam um carro mais dinâmico, entretanto compromete o conforto nas ruas esburacadas. O para-choque dianteiro foi redesenhado para evitar raspadas, mas o Onix continua ciscando a dianteira em valetas e entradas de garagem.
Pisando fundo, o sedã chega a 100 km/h em 10,5 segundos. O destaque, porém, é o consumo: faz 8,5 km/l na cidade e 11,2 km/l na estrada com etanol; com gasolina, marca 12,2 km/l em circuito urbano e excelentes 16 km/l em trajeto rodoviário.
No percurso misto que fiz, o melhor que consegui foi 15,3 km/l. O que mudou no Onix Plus foi a impressão ao volante: o painel foi redesenhado e está mais elevado, colocando ponto final na antiga sensação de que a posição de dirigir era alta. Diante do motorista há um novo quadro de instrumentos de 8’’ que faria inveja ao próprio Cruze, além da central multimídia atualizada de 11’’.
Faz falta uma intervenção da Chevrolet nos itens de segurança do Onix. O pacote segue sem oferecer auxílios ativos. De série, há seis airbags e alerta de ponto cego. E só. A falha beira o imperdoável quando nos referimos a um carro de mais de R$ 130 mil. Principalmente porque rivais — como o Hyundai HB20S — já oferecem itens como frenagem automática de emergência e até assistente de permanência em faixa.
Mini-Cruze? Talvez não. Muito mais do que agradar pela cara nova, o Onix Plus agora vai ter que se provar um sedã confiável para reconquistar os brasileiros. Parte da tarefa da Chevrolet será conscientizar o público (especialmente frotistas) da importância do uso do óleo correto na manutenção do veículo, algo crucial para manter a integridade da correia. Se conseguir, o Onix pode escalar outra vez o ranking de vendas e retomar seu espaço de sucesso.
Pontos positivos: Dirigibilidade, consumo de combustível e central multimídia
Pontos negativos: Não tem Adas, a suspensão é rígida e o preço, elevado
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews