O Chevrolet Captiva EV está confirmado no Brasil há algum tempo. Agora, porém, Autoesporte apurou que a General Motors também vai lançar a versão híbrida plug-in do SUV em nosso país. A chegada às lojas acontece depois do início das vendas da configuração elétrica, marcada para o fim de 2025. Portanto, podemos esperar a novidade para 2026.
Vale lembrar que o Chevrolet Captiva é um velho conhecido dos brasileiros. Afinal, foi vendido por aqui entre 2004 e 2017, quando saiu de linha para dar lugar ao Equinox. Agora, o SUV retorna como um modelo eletrificado e com um visual totalmente reformulado.
Assim como a versão elétrica, o Captiva PHEV é produzido em uma parceria entre a General Motors e a chinesa Wuling. Por isso, na China, o carro se chama Wuling Starlight S. Desse modo, para o Brasil, seguirá a mesma estratégia do elétrico e terá mudanças mínimas em relação ao modelo chinês.
Na dianteira, a tradicional gravata da Chevrolet e a parte inferior do para-choque são novidade, mas todo o resto é “herança” do Wuling, incluindo o esquema de faróis divididos e o formato dos LEDs. O mesmo vale para a traseira, que tem exatamente o mesmo design, mudando apenas os emblemas.
Se o conjunto híbrido plug-in (com carregamento externo) for o mesmo do Starlight S, o que é bem provável, trata-se de um motor 1.5 aspirado a gasolina de 106 cv associado a um propulsor elétrico. Assim, a potência combinada é de 204 cv.
Já as baterias podem ser de 9,5 kWh ou de 20,5 kWh de capacidade, gerando autonomia de 60 km ou 130 km, respectivamente, só em modo apenas elétrico. Já o alcance combinado fica em 1.100 km, graças ao tanque de combustível de 57 litros, sempre de acordo com o ciclo chinês.
A lista de equipamentos inclui, por exemplo, rodas de 18 polegadas, central multimídia de 15,6 polegadas, teto solar panorâmico, seis airbags, câmeras panorâmicas, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática e sistemas de manutenção de faixa.
As dimensões do novo Chevrolet Captiva são de 4,75 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,69 m de altura e 2,80 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem 610 litros de capacidade.
Em um primeiro momento, o Chevrolet Captiva vai chegar ao Brasil importado da China. No entanto, a GM tem planos de produzir o SUV em solo brasileiro. Isso porque, durante o evento de lançamento do Spark EUV em Brasília (DF), Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, deixou claro que o compacto “será o primeiro de uma série de veículos de novas tecnologias que faremos juntos com a Comexport”.
E quando questionado se o Captiva também tinha chances de ser montado no Ceará, Chamorro respondeu que a Chevrolet está trabalhando para que isso aconteça. Portanto, podemos esperar que o veículo comece a ser feito por aqui em 2026.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews