Renault Duster terá nova geração no Brasil? Chefão da marca responde


Com planos de ampliar seu catálogo de SUVs, a Renault estuda o lançamento de uma nova geração do Duster no Brasil. A informação foi confirmada por Ariel Montenegro, presidente da marca francesa, durante o Summit Futuro da Mobilidade promovido pela Autoesporte e o Valor Econômico.

“Estamos sempre estudando (lançar uma nova geração), pois o portfólio da Renault é amplo e temos produtos para todas as regiões. O Duster tem um lugar no coração dos brasileiros […]”, disse o executivo. “É um carro super querido e que traz um apelo bem importante ao mercado. A saga Duster tem que continuar. Mas, por enquanto, ainda temos muito a fazer”.

Ao longo dos últimos três anos a Renault iniciou uma correção de rota no Brasil. Embora tenha conquistado seu espaço com carros simples e baratos — como Sandero, Logan, Kwid e o próprio Duster —, a marca decidiu retomar o desenvolvimento de modelos mais equipados e tecnológicos. O primeiro veículo deste novo ciclo foi o Kardian, lançado no ano passado.

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No último trimestre de 2025 será a vez do Boreal fazer sua estreia. O SUV médio já foi apresentado em detalhes e chegará às lojas em breve. Confira os detalhes sobre ele no vídeo mais abaixo.

Neste cenário, o Duster aparentava ter “sobrado” na linha da Renault no Brasil. O SUV compacto foi lançado em 2011 e passou por sua primeira grande reestilização em 2020, sempre preservando a plataforma na qual foi concebido originalmente. Com a chegada de concorrentes mais modernos, as vendas caíram. Nem um motor turbo desenvolvido em parceria com a Mercedes reergueu o status do longevo SUV da Renault.

Em outras palavras, o Duster está ultrapassado, e a declaração do presidente da Renault durante o Summit Futuro da Mobilidade reforça que a marca entende que precisa de um SUV de maior apelo para brigar com Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e companhia.

Embora unidades camufladas do Duster tenham surgido em testes no Brasil, Autoesporte apurou que a Renault ainda não está envolvida. Estes modelos pertencem a uma sistemista que está desenvolvendo novos componentes eletrônicos para exportação.

A terceira geração do Duster é vendida na Europa desde a metade do ano passado. Inclusive, Autoesporte teve a oportunidade de avaliá-lo na versão híbrida (clique aqui para conferir as impressões). Ele é feito em Pitesti, na Romênia, em uma fábrica com capacidade para produzir um carro por minuto.

O Duster mantém o apelo aventureiro que o consagrou desde que foi apresentado em 2011, com uma carroceria mais “parruda” e elementos que ajudam a incorporar tal robustez. Tem 4,34 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,66 m de altura e 2,65 m de distância entre-eixos.

O porta-malas pode ter 358 litros (na versão 4×4), 430 l (na configuração híbrida) ou 474 l (com tração dianteira) — ou seja, trata-se de um dos maiores da categoria na Europa. Quanto à cabine, destaque para a central multimídia de 10,1’’ com Android Auto e Apple CarPlay.

As versões de entrada oferecem o motor 1.2 turbo de três cilindros a gasolina, com um pequeno gerador de 48V, entregando 130 cv e 23,5 kgfm. Nos pacotes mais equipados, a mecânica consiste no motor 1.6 de quatro cilindros atrelado a dois elétricos, dos quais um é gerador. São 140 cv e 15,1 kgfm.

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Fonte: direitonews

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