Sorriso retoma liderança e se torna maior produtor nacional de pintado e surubim, aponta IBGE


Conhecido como capital do agronegócio, o município de Sorriso voltou a ocupar posição de destaque na piscicultura brasileira. Após uma década, a cidade retomou a liderança na produção de peixes em Mato Grosso e alcançou o topo do ranking nacional, segundo a Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) de 2024, divulgada pelo IBGE.

O município registrou crescimento de 96,3% na atividade, atingindo 6,9 mil toneladas de peixes produzidas no ano passado – um acréscimo de 3,3 mil toneladas em relação ao período anterior. O resultado coloca Sorriso como maior produtor brasileiro de espécies nobres como pintado, cachara, cachapira e surubim.

O desempenho reforça a força da diversificação agropecuária em Mato Grosso, que, além da pecuária bovina e da produção de grãos, vem se destacando também na aquicultura. No total, o estado registrou crescimento de 8,1% na produção de peixes em 2024, somando 41,6 mil toneladas.

Outro município em evidência é Alto Paraguai, que assumiu a liderança nacional na criação de tambacu e tambatinga. No geral, o setor pesqueiro mato-grossense movimentou mais de R$ 480 milhões em 2024, confirmando sua relevância econômica e potencial de expansão.

Fonte: nortaomt

Anteriores Comissão do Senado aprova projeto de isenção do IR até R$ 5 mil
Próxima Safra total de soja no Paraguai é estimada em mais de 10 milhões de toneladas