
A Energisa voltou a ser alvo de críticas, desta vez envolvendo comunidades indígenas. O indígena @holikalari_oficial usou as redes sociais para relatar a falta de energia elétrica em sua aldeia justamente durante a realização do Derohi, um dos mais importantes rituais do povo Enawenê-Nawê, em Mato Grosso.
O Derohi é uma celebração espiritual que acontece em diferentes épocas do ano, sendo dedicada aos espíritos da água e da natureza. O ritual envolve cantos, danças, alimentos rituais e a participação coletiva da aldeia. Assim como o Yaokwa, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial pela UNESCO, o Derohi tem como objetivo manter o equilíbrio entre os humanos, os espíritos e o meio ambiente, fortalecendo a vida espiritual e social do povo Enawenê-Nawê.
A interrupção no fornecimento de energia causou indignação entre os indígenas, que consideram o episódio um desrespeito às tradições e à espiritualidade de seu povo. A ausência de eletricidade afetou diretamente a estrutura da celebração, que depende de iluminação e de outros recursos para ser realizada com plenitude, como o armazenagem dos peixes para consumo dos indigenas.
ENERGISA EMITE NOTA:
A Energisa informa que a queda de uma árvore de grande porte danificou a rede de energia elétrica em um local de difícil acesso em Juína , neste sábado, dia 20.
Equipes técnicas fizeram a manutenção e o fornecimento de energia foi totalmente restabelecido.
Qualquer transtorno pós-interrupção, poderá ser informado pelos canais de atendimento da Energisa. São eles:
- energisa.com.br
- App: energisa on
- 0800 6464 196
- WhatsApp: 65 9999-7974.
Nortão MT
Fonte: nortaomt