Segundo Motta, o relator do projeto, Arthur Lira (PP-AL), apresentou nesta terça-feira (23) seu parecer ao Colégio de Líderes. “Vamos avançar com equilíbrio e diálogo, trabalhando em pautas importantes para o Brasil.”
A medida é considerada uma das principais reformas do terceiro mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e estava escanteada no Congresso Nacional devido às pressões da direita e do Centrão pela PEC da Blindagem e pelo PL da anistia.
Se sancionada ainda neste ano, a medida passa a valer já a partir de 2026, ano em que Lula enfrenta a disputa pela reeleição. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a expectativa é que isso aconteça ainda em outubro.
“Vinte milhões vão deixar de pagar IR durante este mandato. Já atualizamos a faixa de isenção por três vezes neste governo. Em um mandato, passamos de uma faixa de R$ 1,9 mil [de isenção] para R$ 5 mil. Nunca houve isso”, disse o ministro.
Depois de pautada no plenário, o PL 1087/25 deve seguir para discussão no Senado.
Fonte: sputniknewsbrasil