Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
Os preços ao consumidor nos Estados Unidos subiram mais que o esperado em agosto, levando a inflação anual ao seu maior nível em sete meses. No entanto, o aumento não deve impedir o esperado corte de juros do Federal Reserve (Fed) na próxima semana, em meio à fraqueza do mercado de trabalho.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) subiu 0,4% em agosto, após um aumento de 0,2% em julho, de acordo com o Escritório de Estatísticas do Trabalho (BLS). Nos 12 meses até agosto, o IPC avançou 2,9%, o maior aumento desde janeiro, superando os 2,7% de julho. Economistas consultados pela Reuters previam uma alta de 0,3% no mês e de 2,9% no ano.
O relatório do IPC pode reacender os temores de estagflação, especialmente após as recentes notícias sobre a fragilidade do mercado de trabalho.
As tarifas do presidente Donald Trump estão tendo um impacto gradual, mas os preços podem acelerar nos próximos meses, já que as empresas esgotaram seus estoques pré-tarifa. Pesquisas de negócios indicam que novas altas de preços são iminentes.
“A evidência é esmagadora de que mais inflação relacionada às tarifas está a caminho, embora ainda possa levar vários meses para que se transmita totalmente”, disse Stephen Stanley, economista-chefe da Santander U.S. Capital Markets.
Excluindo os voláteis preços de alimentos e energia, o IPC subiu 0,3% pelo segundo mês consecutivo. A chamada inflação subjacente do IPC aumentou 3,1% nos 12 meses até agosto.
O mercado espera que o banco central americano, que monitora o índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) para atingir sua meta de inflação de 2%, corte as taxas de juros em sua reunião na próxima quarta-feira. Já está precificado um corte de 0,25 ponto percentual. Antes da divulgação dos dados do IPC, economistas projetavam que a inflação subjacente do PCE aumentaria 0,3% em agosto pelo terceiro mês seguido, levando a um aumento anual de 3,1%. Isso representaria uma aceleração em relação ao aumento de 2,9% em julho.
Fonte: gazetabrasil