Aguardada desde meados de 2024, a chegada da chinesa Leapmotor ao Brasil será oficializada nas próximas semanas. Neste primeiro momento, a estratégia comercial deverá girar em torno do SUV médio (quase grande) C10, que logo de cara será lançado tanto em versão híbrida quanto em variante elétrica. A informação foi confirmada por Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis América do Sul durante o Summit Futuro da Mobilidade, realizado em parceria por Autoesporte e Valor.
O curioso é que o modelo será homologado como um híbrido, mas só terá propulsão elétrica. A Stellantis, dona de 20% da marca e responsável por trazê-la ao Brasil, chamará de híbrido o C10 na versão REEV (sigla para veículo elétrico com autonomia estendida).
Tomando como base a versão chinesa, o SUV usa um motor 1.5 aspirado a gasolina de 96 cv e ciclo Atkinson como gerador de energia para a bateria de 28 kWh. O propulsor não chega a tracionar as rodas e, portanto, não faz do modelo um carro híbrido como conhecemos, mas sim um elétrico de autonomia estendida.
Ainda assim, por questões de homologação, a marca o tratará como híbrido. No mercado internacional, o C10 REEV entrega 231 cv de potência, cerca de 210 km de autonomia no modo elétrico ou até 1.190 km considerando a recarga feita pelo motor a combustão.
A principal função da tecnologia é recarregar a bateria quando necessário, eliminando a chamada “ansiedade de autonomia”. Com isso, o consumidor pode optar por carregar o carro na tomada ou abastecê-lo em um posto de combustível. A experiência de condução, vale lembrar, continua suave e silenciosa, como em modelos elétricos convencionais, já que o motor EV é o principal responsável pela tração.
Na versão elétrica convencional, o C10 produz 231 cv de potência e 32,6 kgfm de torque, com baterias de 52,9 kWh ou 69,9 kWh (a Leapmotor ainda não confirmou qual configuração será lançada por aqui). A autonomia pode ser de 410 km ou 530 km, segundo o ciclo chinês CLTP.
Considerado de porte médio, o C10 mede 4,74 metros de comprimento, 1,68 m de altura e 1,90 m de largura, além de 2,83 metros de distância entre-eixos. Ou seja, tem medidas próximas às de um Jeep Commander. É construído sobre a plataforma Leap 3.0 e já é vendido pela marca tanto na China quanto em mercados da Europa e Austrália.
Na lista de equipamentos, oferece central multimídia de 14,6 polegadas, quadro de instrumentos digital de 10,25”, iluminação interna de LED com 256 opções de cor e leitor facial com capacidade para reconhecer até oito pessoas diferentes. Além disso, o SUV oferta assistências autônomas de condução (ADAS) gerenciadas por 12 radares ultrassônicos, cinco radares de onda e 10 câmeras.
Depois do C10, a Leapmotor ampliará seu portfólio no Brasil com o lançamento de mais modelos, incluindo outro SUV, o B10, que desembarca um pouco depois da estreia da marca.
Também durante o Summit, Cappellano confirmou que há planos para produção local. Fontes ouvidas por Autoesporte já afirmaram que a nacionalização poderá acontecer a partir da unidade de Porto Real (RJ), onde são feitos os carros da Citroën. Todavia, as demais fábricas do grupo ainda não foram descartadas.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews