Um navio vindo do México acabou de atracar no Porto de Paranaguá (PR) com os próximos lançamentos da Volkswagen para este ano. A bordo estão o novo Jetta GLI, já confirmado pela fabricante, e o Taos 2026 com visual totalmente renovado. O SUV será apresentado em outubro com distribuição aos lojistas prevista para começar em novembro, mas Autoesporte já publicou as primeiras impressões.
O Taos desembarca com mudanças importantes neste primeiro facelift de meia-vida, marcado também por um novo país de origem. O SUV médio foi produzido na Argentina até julho deste ano, mas saiu de linha e passou a vir do México, como Autoesporte antecipou com exclusividade. Nesta reestilização, terá acabamento mais sofisticado e novos equipamentos, mas preserva a opção mecânica.
Nos referimos ao conhecido motor 1.4 turbo flex de quatro cilindros, com 16 válvulas e injeção direta, capaz de render até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque. É o mesmo conjunto apresentado no SUV médio em 2020, quando fez sua estreia.
Há de ser dito que o câmbio automático de oito velocidades (AQ300) é o mesmo da versão 2025. O Taos chegou às lojas com caixa de seis marchas (AQ250), mas fez a substituição deste conjunto nos últimos meses da produção na Argentina. Tal movimentação foi consequência do estreitamento das regras de emissões com a adoção do Proconve L8.
Pelo lado de fora, o Taos se transformou e recebeu características de outros carros da Volkswagen. Os faróis estão mais afilados, assim como a grade superior, enquanto o para-choque frontal tem recortes e tomada de ar maior.
Na traseira, as lanternas passam a se unir por uma barra luminosa contornada por uma régua em preto brilhante, como já acontece com o T-Cross e o Nivus. De certa forma, o Taos está mais “caracterizado” dentro da identidade visual que a Volkswagen adotou em todos os seus SUVs globalmente.
Por se tratar de um facelift, as dimensões não devem mudar dos atuais 4,46 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,68 m de distância entre-eixos. O porta-malas oferece 498 litros de capacidade.
Por dentro, o Taos 2026 terá novos revestimentos e um painel redesenhado, com a central multimídia VW Play Connect de 10 polegadas (com Android Auto e Apple CarPlay). O comando do ar-condicionado será digital e a Volkswagen promete melhorar o isolamento acústico do projeto.
Itens presentes no Taos mexicano e que devem surgir na versão brasileira são carregador de celular por indução, ar-condicionado digital de duas zonas, teto solar panorâmico, iluminação ambiente, sistema de áudio com quatro ou seis alto-falantes, portas USB-C, painel de instrumentos digital simplificado ou Volkswagen Digital Cockpit.
Em termos de segurança, o Taos vendido no México possui seis airbags, freios ABS, controle eletrônico de estabilidade, assistente de partida em rampa e monitoramento da pressão dos pneus.
Já no quesito assistências avançadas, o pacote de segurança oferece controle de velocidade de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção de permanência em faixa, monitor de ponto cego, câmera de ré e sensores de proximidade traseiros. Estes itens ainda não foram confirmados no pacote Brasil.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews