5 carros usados espaçosos para comprar por menos de R$ 50 mil


Escolher um carro usado para a família nem sempre é uma tarefa simples. Além do preço, que precisa caber no bolso, fatores como espaço interno, porta-malas generoso e baixo consumo de combustível pesam na decisão. Afinal, não adianta economizar na compra e depois sofrer com manutenção cara, tanque vazio ou falta de conforto para os ocupantes.

Nesse cenário, alguns modelos se destacam justamente por oferecer boa relação entre espaço e custo de rodagem, sendo opções inteligentes para quem busca um veículo usado abaixo de R$ 50 mil. São carros que conseguem combinar dimensões equilibradas (dentro do segmento), motores confiáveis e equipamentos essenciais de segurança e conveniência.

Nesta seleção, trazemos cinco carros espaçosos conforme o segmento disponíveis no Mercado Livre, organizados do mais barato ao mais caro, considerando sempre os menores preços anunciados na plataforma.

O levantamento não se refere a um único anúncio, mas sim ao conjunto de ofertas disponíveis. Isso garante uma visão ampla para quem pensa em investir em um carro usado espaçoso, sem abrir mão da economia. Os preços citados no texto foram verificados no Mercado Livre durante a apuração e produção da matéria, no mês de setembro de 2025. Confira cada um dos modelos, a seguir, em detalhes.

O Fiat Idea chegou ao mercado junto de concorrentes como o Honda Fit e o Chevrolet Meriva, priorizando espaço interno em uma carroceria menor que os hatches médios da época. Seu trunfo é a altura da carroceria, que amplia a sensação de espaço para os ocupantes, e a posição de dirigir mais elevada.

Após o primeiro facelift, o Meriva traz entre-eixos de 2,51 m, altura de 1,70 m e porta-malas de 380 litros. Na versão Attractive 1.4 Fire com câmbio manual de cinco marchas, o motor entrega simplicidade mecânica e manutenção acessível, aliado a médias de consumo próximas de 10 km/l com gasolina em ciclo misto.

No Mercado Livre, unidades aparecem anunciadas a partir de R$ 19,9 mil. Vale priorizar carros produzidos entre 2012 e 2016, com airbags frontais e ABS já de série, além de itens como ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico. Como usado, o Idea ainda agrada pelo espaço interno e manutenção barata.

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O Renault Sandero da segunda geração, lançada em 2014, evoluiu no acabamento sem perder o trunfo do espaço. Com entre-eixos de 2,59 m e porta-malas de 320 litros, supera a média dos hatches compactos da mesma época e até os atuais. A carroceria larga (1,73 m) e a altura de 1,53 m favorecem o uso por famílias pequenas. Na versão Expression 1.6 manual, o hatch alia desempenho adequado para dia a dia com consumo em torno de 11 km/l (gasolina) na cidade.

Na plataforma do Mercado Livre, o modelo aparece em anúncios a partir de R$ 29,9 mil, especialmente em unidades 2015–2017. Nessas configurações, já são comuns airbags, ABS e Isofix, além de direção hidráulica e, em alguns casos, central multimídia. Pelo entre-eixos generoso e manutenção barata, o Sandero é uma boa escolha entre os usados mais acessíveis.

O Renault Duster é um dos SUVs compactos mais espaçosos do mercado de usados. Com entre-eixos de 2,67 m, largura de 1,82 m e porta-malas de 475 litros, acomoda bem até cinco ocupantes e bagagem de família. Na versão Dynamique 1.6 manual, o conjunto privilegia robustez, com suspensão elevada e aptidão para encarar pisos irregulares. O consumo fica em torno de 11 km/l (G) na estrada e 7,5 km/l (E) em percurso urbano, números adequados para o porte do carro.

No Mercado Livre, há unidades anunciadas a partir de R$ 32,9 mil em boas condições. A opção Dynamique já oferece airbags frontais, ABS, direção hidráulica, ar-condicionado, trio elétrico e, em alguns casos, central multimídia. Como usado, o Duster se destaca pela combinação de amplitude interna e durabilidade, sendo alternativa prática a hatches e sedãs médios, desde que o comprador aceite um acabamento mais simples que o de alguns rivais.

A Chevrolet Spin é opção de sete lugares no mercado de usados. Suas dimensões ajudam no espaço: 2,62 m de entre-eixos, largura de 1,73 m e porta-malas que vai de 162 litros com sete lugares a 710 litros na configuração de cinco assentos. As versões LTZ e Premier, com motor 1.8 e câmbio automático de seis marchas, permitem rodar confortável e um consumo médio de 11 km/l (G) em uso rodoviário.

No Mercado Livre, os preços começam em R$ 37,7 mil. As versões de sete lugares são as mais procuradas, especialmente com câmera de ré, Isofix e multimídia MyLink. Apesar de beber um pouco mais que hatches e sedãs, a Spin compensa pelo espaço único no segmento, sendo opção certeira para famílias grandes ou transporte por aplicativo.

O Fiat Cronos chama atenção pelo porta-malas de 525 litros, um dos maiores entre os sedãs compactos. Com entre-eixos de 2,52 m, atende bem a quatro adultos e bagagem. A gama inclui motorizações 1.0, 1.3 e 1.8, mas a melhor compra é a versão Drive 1.3 CVT, que equilibra desempenho e consumo, registrando médias de até 15 km/l (G) na estrada.

No Mercado Livre, o sedã aparece em anúncios a partir de R$ 49,2 mil. As versões mais recentes já contam com airbags, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa e central multimídia com Android Auto/Apple CarPlay. É um dos modelos mais equilibrados para quem busca espaço e baixo custo de rodagem; vale evitar apenas as versões com câmbio automatizado GSR.

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Nota de transparência: Autoesporte mantém uma parceria comercial com lojas parceiras. Ao clicar no link da varejista, Autoesporte pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação. Os preços mencionados podem sofrer variação e a disponibilidade dos produtos está sujeita aos estoques. Os valores indicados no texto são referentes a setembro de 2025.

Fonte: direitonews

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