Novo Fiat Fastback: veja 5 coisas que já sabemos sobre o SUV cupê


Lançamento de destaque dentro do calendário de novidades da Fiat para os próximos anos, a nova geração do Fastback está em fase avançada de desenvolvimento. A própria marca vem dando dicas importantes a respeito do modelo e já indicou que a estreia não deve demorar para acontecer. Recentemente, um protótipo camuflado saiu da toca para testes e deixou escapar diversos detalhes a respeito do porte, design e andamento do projeto.

Pensando nisso, Autoesporte apurou informações e reuniu 5 coisas que já sabemos sobre a segunda geração do SUV cupê. A lista inclui detalhes sobre como será o visual do modelo, as opções de motorização e a data de lançamento prevista. Totalmente reformulado, o Fastback chegará ao mercado maior, mais tecnológico e com design inspirado nos lançamentos globais da Fiat.

O projeto atende internamente pelo codinome F2X e está sendo tocado pela mesma equipe que já desenvolveu o Grande Panda. Confira abaixo o que já sabemos e projeções elaboradas pelo designer Jonathan Machado.

Dentro da nova linguagem visual da Fiat, focada em linhas mais retilíneas e de pegada retrô, o novo Fastback terá muito do que já foi revelado no Grande Panda. Destaque para a dianteira com capô alto e plano, faróis com assinatura luminosa exclusiva e LEDs pixelados. Dependendo da versão, o modelo poderá ter até logotipo iluminado, como adiantado no conceito de 2024.

Já na traseira, o SUV terá o típico design inspirado em cupês. O teto continuará com caimento característico, ao passo que as lanternas terão posição elevada na tampa do porta-malas. Além disso, tudo indica que a placa de identificação descerá para o para-choque (saindo da tampa, como acontece hoje).

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Em termos estruturais, já é certo que o novo Fastback adotará a conhecida plataforma Smart Car do grupo Stellantis, ou seja, uma derivação da base CMP já usada pelos modelos Citroën (C3, Aircross e Basalt) e pelo próprio Grande Panda. A matriz substituirá a arquitetura MLA, usada atualmente no Brasil, e renderá avanços técnicos e dinâmicos importantes.

Entre outras melhorias, a arquitetura deixará o SUV mais espaçoso, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. Nesse sentido, a distância entre-eixos saltará dos atuais 2,53 metros para algo em torno de 2,60 m (podendo chegar aos mesmos 2,64 m do primo Basalt).

Ao contrário da geração atual, vendida apenas no Brasil e em países vizinhos, o Fastback de nova linhagem ganhará alcance comercial global. Com isso, passará a ser vendido tanto na América do Sul quanto em mercados da Europa.

O modelo terá papel de destaque na estratégia de crescimento da Fiat e, em razão disso, será produzido tanto em Betim (MG) quanto em solo europeu (provavelmente na fábrica de Kragujevac, na Sérvia, onde o Grande Panda já é montado).

Tanto no Brasil quanto na Europa, o novo Fastback será híbrido. Por aqui, seguirá em oferta o conjunto T200 Hybrid formado pelo motor 1.0 turbo flex de três cilindros com 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque, aliado a um sistema de 12V, conhecido como BSG. O câmbio será automático CVT de sete marchas simuladas. Nas versões mais caras, como a esportiva Abarth, marcará presença o propulsor 1.3 turbo flex de 185 cv.

No mercado europeu, o modelo deverá herdar o powertrain híbrido do Grande Panda, ou seja, motor 1.2 turbo a gasolina com propulsor elétrico síncrono de ímã permanente associado, entregando 145 cv de potência e 23,4 kgfm de torque. O câmbio é de dupla embreagem, enquanto a bateria do sistema é de íons de lítio de 48 volts.

Para a Europa, uma versão elétrica também pode ser lançada, novamente aproveitando o sistema de propulsão do Grande Panda (motor elétrico de 113 cv e bateria de fosfato de ferro-lítio de 44 kWh).

A Fiat ainda não cravou a data exata de lançamento do novo Fastback, mas já deu pistas de que a apresentação, na Europa, poderá acontecer ainda em 2025. As vendas, porém, serão iniciadas apenas em 2026.

No Brasil, o mais provável é que a nova geração seja lançada apenas em 2027. Além do Fastback, o projeto da nova família de carros da Fiat para o mercado nacional inclui o Grande Panda (F1H), um inédito SUV de sete lugares derivado do Aircross (F2U) e a próxima linhagem da picape Strada.

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Fonte: direitonews

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