Flagra: Ram Dakota terá versões da Rampage e painel de carro de luxo


A próxima investida do grupo Stellantis no segmento de picapes médias na América do Sul está quase pronta para chegar ao mercado. Trata-se da nova geração da Dakota, agora vendida como Ram, que será lançada para concorrer diretamente com Toyota Hilux, Ford Ranger, Chevrolet S10 e companhia. Os preparativos em torno da estreia estão sendo tocados a todo vapor e a apresentação oficial da versão de produção não deve demorar para acontecer.

Prova disso vem de flagra captado recentemente pelo site Motor1 Argentina. As imagens revelam a versão final da picape em testes de rua e confirmam que muito do que já foi antecipado pelo conceito Nightfall será mantido na carroceria final. É o caso dos faróis estreitos com LEDs diurnos integrados, da ampla grade com o logotipo “Ram” em destaque e do para-choque frontal robusto.

De lado teremos basicamente as mesmas características da irmã Fiat Titano, com exclusividade apenas das rodas com desenho próprio. Já na traseira, haverá lanternas com nova disposição de elementos e tampa da caçamba com o logotipo da marca estampado.

Na gama de versões, o site Autos Segredos revela que a Dakota buscará inspiração na Rampage e terá catálogo com as configurações Big Horn e Laramie Night Edition (as mesmas da picape menor). A lista de equipamentos ainda não foi revelada, mas desde já são esperados itens como múltiplos airbags, freios a disco nas quatro rodas, tração 4×4 sob demanda, freio de estacionamento eletrônico e pacote Adas.

Na comparação com a Fiat Titano, baseada na mesma plataforma, um dos principais diferenciais da Dakota será a cabine inédita. Nesse sentido, a picape fará jus ao posicionamento premium pretendido e adotará itens exclusivos de conforto, tecnologia e segurança. A lista incluirá painel central com plástico suave ao toque, novas forrações internas das portas laterais e novos bancos.

Destaque ainda para a enorme régua flutuante que agregará o quadro de instrumentos e a central multimídia, ambos com telas digitais de 12 polegadas cada. Além disso, o console central será elevado, com comandos próximos ao motorista, e o volante será multifuncional com base achatada.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Haverá ainda botão giratório para troca de marchas, como nas demais picapes da marca, carregador de celular por indução, bancos revestidos em couro, saídas de ventilação com formato horizontal, entre outros. Na prática, será o mesmo painel já visto na chinesa Changan Hunter, que deriva do mesmo projeto.

Sob o capô, a Dakota terá o mesmo motor 2.2 turbodiesel usado pela Stellantis em modelos como Rampage, Commander, Toro e Titano. O propulsor entrega 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque, sendo sempre associado ao câmbio automático de oito ou nove marchas.

A Ram não divulgou dimensões, capacidade de carga e detalhes da caçamba da nova Dakota. Para efeito de comparação, a Titano tem 5,33 m de comprimento, 1,96 m de largura, 1,85 m de altura, 3,18 m de entre-eixos, 1.314 litros de capacidade de caçamba e 1.040 kg de capacidade de carga.

O lançamento da Dakota no mercado brasileiro acontecerá no início de 2026. Antes disso, porém, a picape final será apresentada ao público em novembro durante o Salão do Automóvel de São Paulo.

Toda produção será concentrada na Argentina, ao lado da Fiat Titano. Por lá, a Stellantis vem investindo R$ 2 bilhões na fábrica de Córdoba e planeja transformar a unidade em “em um verdadeiro centro regional de picapes”. A Dakota será lançada primeiro por lá, ainda em 2025.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Apoio ao impeachment de Moraes cai e maioria dos brasileiros rejeita medida, diz pesquisa
Próxima Achado arqueológico expõe identidade cultural de 12 mil anos na Arábia Saudita (FOTOS)