
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (17) o pedido de urgência para a tramitação de um projeto que trata da anistia a condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023.
Com a aprovação da urgência, o texto poderá ser votado diretamente no plenário, sem precisar passar pelas comissões temáticas.
O resultado da votação
O placar foi de 311 votos favoráveis, 163 contrários e 7 abstenções. A decisão abre caminho para que a proposta avance mais rapidamente, embora o texto final ainda não esteja definido.
O pedido de urgência foi aprovado com base em um projeto já existente do deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), mas parlamentares lembram que isso não significa que esse será o texto definitivo. Segundo apuração do site Nortão MT, informações são de que a versão final diminua penas, mas não conceda perdão total das condenações, incluindo eventuais efeitos sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que ainda haverá discussões antes da definição do conteúdo que será levado a votação.
Apoio e oposição
A votação expôs divisões claras entre os partidos:
O PL entregou 85 votos a favor, com todos os seus deputados presentes votando “sim”. O Republicanos também apoiou massivamente, com 40 votos favoráveis e apenas 1 contrário.
O PP registrou 43 votos pela urgência e apenas 6 contra.
Já o PT, partido do presidente Lula, foi 100% contrário, com seus 66 deputados votando contra.
Também rejeitaram a urgência, em bloco, os deputados de PSB, PDT, PSOL, PCdoB, PV e Rede.
A volta de Fábio Garcia
Um fato que chamou atenção foi o retorno do deputado Fábio Garcia (União Brasil à Câmara, especificamente para a votação. Ele havia se licenciado para assumir a Secretaria da Casa Civil de Mato Grosso e estava sendo substituído por Gisela Simona (União Brasil), que, segundo rumores, poderia votar contra a proposta. Após a análise das matérias ligadas ao 8 de janeiro, Garcia deve retornar ao governo estadual.
Como votaram os deputados de Mato Grosso
✅ Coronel Assis (União Brasil) – Sim
✅ Coronel Fernanda (PL) – Sim
❌ Emanuel Pinheiro Neto (MDB) – Não
✅ Fábio Garcia (União Brasil) – Sim
✅ José Medeiros (PL) – Sim
✅ Juarez Costa (MDB) – Sim
✅ Nelson Barbudo (PL) – Sim
✅ Rodrigo Da Zaeli (PL) – Sim
Com a urgência aprovada, os deputados devem agora iniciar as negociações para definir o texto final do projeto de anistia.
Nortão MT
Fonte: nortaomt