Charles Leclerc garantiu a quarta posição no grid de largada para o GP da Itália de Fórmula 1, e reconheceu que o resultado refletiu o máximo potencial da Ferrari neste sábado. O monegasco destacou a importância de repetir o bom desempenho da equipe em Monza no ano passado, quando conquistou o pódio.
“Estou muito feliz com minha volta no Q3 e o quarto lugar foi o máximo que conseguimos extrair hoje. Tivemos uma corrida muito boa aqui no ano passado, então vou dar o meu melhor para repetir isso, não só porque subir ao pódio em Monza é uma sensação incrível, mas também pelos nossos tifosi, que nos apoiaram tanto neste final de semana. Vai ser muito difícil, já que Red Bull e McLaren parecem à frente, mas vamos dar tudo para tentar algo especial”, afirmou Leclerc.
Lewis Hamilton, que terminou a sessão de classificação na quinta posição, irá perder posições por conta de uma penalidade recebida em Zandvoort e irá largar apenas em décimo. Apesar disso, o britânico manteve o otimismo.

06.09.2025. Formula 1 World Championship, Rd 16, Italian Grand Prix, Monza, Italy, Qualifying Day.
– www.xpbimages.com, EMail: [email protected] © Copyright: Rew / XPB Images
“Foi um fim de semana positivo no geral e, sem a penalidade, o resultado de hoje teria sido satisfatório. A equipe trabalhou incansavelmente e os tifosi tornaram cada dia especial com sua energia, o que me motivou ainda mais. Largar em 10º não será fácil, a estratégia será fundamental, mas mostramos bom ritmo nos stints longos e este é um circuito onde é possível ultrapassar. Vamos trabalhar duro nesta noite e espero entregar um resultado que orgulhe os tifosi”, acrescentou o heptacampeão.
O chefe da equipe, Frédéric Vasseur, destacou o trabalho da Ferrari e acredita que o ritmo de corrida pode colocar os dois carros em condições de brigar por bons pontos neste domingo.
“Largar em quarto foi uma boa posição no ano passado, mas hoje não fizemos de propósito. Sempre dá para pensar que havia potencial para mais, mas foi tudo muito apertado entre P1 e P15. Estou satisfeito com o trabalho da equipe neste final de semana. A preparação dos pneus na volta de saída era fundamental e mais importante do que usar um carro para dar vácuo ao outro. Ontem mostramos bom ritmo em trechos longos e amanhã será uma corrida em que a degradação dos pneus terá peso. Lewis larga em décimo, mas tem ritmo parecido com o de Charles. Fomos agressivos na escolha do nível de downforce, o que nos garante boa velocidade final. Em Monza, tudo é uma questão de equilíbrio entre retas e curvas. Amanhã, tudo ainda é possível”, concluiu Vasseur.
Fonte: f1mania