Após o temporal da última segunda-feira (22) causar danos severos e interromper a produção na fábrica de motores de Porto Feliz (SP), a Toyota decidiu adiar a apresentação do SUV compacto Yaris Cross, principal lançamento da marca em 2025.
Em comunicado, a Toyota confirmou que o temporal em Porto Feliz impactou diretamente a produção na unidade de Sorocaba (SP), onde o Yaris Cross deve começar a ser fabricado muito em breve. O lançamento já havia sido confirmado para o mês de outubro.
Em nota, a empresa disse que “a segurança das pessoas é a prioridade da Toyota e estamos alocando nossa atenção neste tema, acompanhando cuidadosamente a situação e oferecendo todo o suporte necessário aos colaboradores e parceiros que atuavam no local”.
Com isso, o evento de lançamento do modelo foi adiado e ainda não tem uma nova data para acontecer. Outra consequência é que o cronograma de chegada do Yaris Cross às lojas também deve ser revisto.
Este é o terceiro atraso no lançamento do Yaris Cross em 2025. A expectativa inicial era de que o Toyota Yaris Cross fosse lançado em março. Depois, o prazo foi para o julho e, posteriormente, se estendeu para outubro. Autoesporte apurou no primeiro semestre que o motivo eram as obras na fábrica de Sorocaba, que teria um novo espaço de 160 mil m² ao lado da atual linha de produção.
Agora, com a interrupção temporária da produção dos motores em Porto Feliz, o Yaris Cross volta a atrasar.
A forte chuva acompanhada por rajadas de vento de até 90 km/h destelhou a unidade e fez um carro capotar, apontou a Defesa Civil. De acordo com a Toyota, não há relatos de fatalidades ou vítimas com lesões graves.
A fábrica de Porto Feliz foi inaugurada em 2016. A unidade é responsável pela produção do motor 2.0 Dynamic Force de Corolla e Corolla Cross. Também faz o propulsor 1.5 do Yaris, que saiu de linha no Brasil, mas continua a ser produzido em Sorocaba (SP) para exportação.
Além disso, a unidade estava em preparativos finais para começar a produzir uma evolução desse motor 1.5, que equipará as versões flex do novo Yaris Cross, com lançamento previsto para outubro. Também ficará responsável por montar o sistema elétrico do conjunto motriz híbrido flex que empurrará as versões de topo do SUV compacto.
Segundo informações do Sindicato dos Metalúrgicos de Itu (SP), que representa os trabalhadores da unidades da marca japonesa em Porto Feliz, cerca de 30 pessoas ficaram feridas por conta dos estragos, todas com lesões leves e sem nenhum risco à saúde. As que foram encaminhadas ao hospital já receberam alta.
A TV TEM, afiliada à Globo, revelou que funcionários tiveram que se proteger dos fortes ventos e da chuva dentro de máquinas. Imagens feitas por celulares mostram o telhado da fábrica quase totalmente destruído, além de danos nas fachadas laterais e até carros capotados ao redor do terreno.
Em vídeos que circulam na internet, é possível ver ainda maquinário danificado e áreas internas completamente alagadas.
A Toyota, em comunicado, afirmou que prepara um relatório de danos “para entender a extensão dos impactos” na fábrica de Porto Feliz. Neste mesmo texto a fabricante diz que a “produção da unidade foi interrompida” e “não há previsão de retomada das operações nesse momento”.
A Defesa Civil informou que, além da fábrica de motores da Toyota, houve “diversas quedas de árvores sobre vias públicas, fiação elétrica, além de algumas residências” em Porto Feliz. As equipes contabilizam os danos e prestam apoio aos munícipes. Até o momento, não há registros sobre vítimas, desabrigados ou desalojados.
Leia abaixo, na íntegra, a nota da Toyota:
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews