Líder de vendas entre os automóveis com mais de 83 mil emplacamentos no acumulado de 2025, o Volkswagen Polo sofreu um reposicionamento de versões com a chegada da linha 2026. Afinal, a estreia do Tera ajudou a culminar a eliminação das configurações 1.0 MPI, Comfortline e GTS do hatch compacto. Por isso, desde abril, o portfólio passou a ter somente nas variantes Track, Sense e Highline.
Com o fim da oferta da versão Comfortline, o Polo Sense é que assumiu o posto de opção mais acessível com motorização turbo e câmbio automático. O preço público sugerido dessa configuração é de R$ 108.490, mas o hatch pode ser encontrado por menos de R$ 100 mil com os descontos aplicados pelas próprias concessionárias.
O Volkswagen Polo Sense na cor vermelho Sunset, por exemplo, está à venda por R$ 99.990 na concessionária Recreio, no Rio de Janeiro (RJ), e ainda é da linha 2025. O carro tem visual mais simples, sem faróis de neblina e rodas de liga leve. No caso, um conjunto de aço de 15 polegadas com calotas.
Ainda assim, o hatch é equipado de série com airbags frontais e laterais, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, piloto automático, direção elétrica, vidros e travas com acionamento elétrico nas quatro portas. Há ainda banco do motorista com regulagem de altura, chave presencial com botão de partida do motor no console central, entre outros itens. O pacote de equipamentos de série também traz painel digital de 8 polegadas e central multimídia.
Já o acabamento interno, que é um dos pontos mais criticados da linha Polo, é demasiadamente simples, predominado por plástico rígido em praticamente todas as partes da cabine. Apenas as portas dianteiras possuem uma faixa de tecido nos apoios de braço.
Em relação as dimensões, são 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,56 m de entre-eixos. Desta forma, o Volkswagen Polo Sense tem espaço satisfatório para até quatro adultos. Isso porque um quinto passageiro viajaria apertado no banco traseiro). O porta-malas tem 300 litros de capacidade.
Sob o capô, o Polo Sense compartilha com a versão topo de linha Highline o motor 1.0 turbo flex de três cilindros com injeção direta, que gera 109 cv de potência a 5.000 rpm com gasolina ou 116 cv quando abastecido com etanol. O torque de 16,8 kgfm é atingido a 1.750 rpm com qualquer um dos combustíveis.
O câmbio automático AQ160 tem seis marchas, que podem ser trocadas manualmente na própria alavanca, se o motorista preferir. Com esse conjunto, e pesando 1.154 kg em ordem de marcha, o Polo Sense acelera de 0 a 100 km/h em 10,5 segundos e tem velocidade máxima de 192 km/h, de acordo com os dados de fábrica.
O consumo médio divulgado pelo Programa de Etiquetagem Veicular (PBEV) do Inmetro, que tem padrões de medições mais rigorosos, é de 9 km/l na cidade e 11,1 km/l na estrada com etanol. Abastecido com gasolina, o hatch obteve médias de 13,1 km/l em ciclo urbano e 16,1 km/l em percurso rodoviário. Baseando-se nesses números, o tanque de combustível de 49 litros fornece autonomia de até 789 km, com gasolina na estrada.
Construído a partir da plataforma MQB-A0, que também serve de base a outros modelos da Volkswagen, o Polo Sense é dotado de suspensões McPherson, na dianteira, e eixo de torção, na traseira. Os freios com sistema antitravamento (ABS) são a disco nas rodas dianteira e a tambor nas traseiras.
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Fonte: direitonews