Flagra: novo Fiat Fastback terá cara de Panda e base de Citroën Basalt


Apresentada pela Fiat como conceito no início de 2024, a nova geração do SUV cupê Fastback está cada vez mais próxima de chegar ao mercado. A própria Stellantis já divulgou teasers do modelo e, nas últimas semanas, vem dando dicas a respeito da data de lançamento. Agora, flagra publicado pela revista italiana Quattroruote mostra que protótipos já estão circulando com carroceria definitiva, indicando estágio final de desenvolvimento.

Nesta nova geração, o Fastback ganhará alcance comercial global e, além do Brasil, passará a ser vendido em mercados da Europa. Não à toa, vêm de lá as primeiras imagens espiãs do modelo. O projeto atende internamente pelo codinome F2X e está sendo tocado pela mesma equipe que já desenvolveu o Grande Panda. Os dois modelos, vale lembrar, terão parentesco direto, incluindo elementos como design e mecânica.

O desenvolvimento está sendo tocado a partir da forte sinergia existente entre as marcas do grupo, de modo que aspectos como plataforma, motores, componentes eletrônicos e equipamentos serão compartilhados com outros carros do conglomerado.

Dentro da nova linguagem visual da Fiat, focada em linhas mais retilíneas e de pegada retrô, o novo Fastback terá muito do que já foi revelado no Grande Panda. Destaque para a dianteira com capô alto e plano, faróis com assinatura luminosa exclusiva e LEDs pixelados. Dependendo da versão, o modelo poderá ter até logotipo iluminado, como adiantado no conceito de 2024.

Já na traseira, o SUV terá o típico design inspirado em cupês. O teto continuará com caimento característico, ao passo que as lanternas terão posição elevada na tampa do porta-malas. Além disso, tudo indica que a placa de identificação descerá para o para-choque (saindo da tampa, como acontece hoje).

Em termos estruturais, já é certo que o novo Fastback adotará a plataforma Smart Car (CMP) do grupo Stellantis — a mesma já usada pelos modelos Citroën (C3, Aircross e Basalt), Opel (Frontera) e pelo próprio Grande Panda. A matriz substituirá a arquitetura MLA, usada atualmente no Brasil, e renderá avanços técnicos e dinâmicos importantes.

Entre outras melhorias, a arquitetura deixará o SUV mais espaçoso, especialmente para os ocupantes do banco traseiro. Nesse sentido, a distância entre-eixos saltará dos atuais 2,53 metros para algo em torno de 2,60 m (podendo chegar aos mesmos 2,64 m do primo Basalt).

Sob o capô, o novo Fastback brasileiro manterá as opções de motorização atuais. Ou seja, os propulsores 1.0 turbo flex de 130 cv (incluindo sistema híbrido-leve associado) e 1.3 turbo flex de 185 cv (versão esportiva Abarth).

A Fiat ainda não cravou a data exata de lançamento do novo Fastback, mas já deu pistas de que a apresentação, na Europa, poderá acontecer ainda em 2025. As vendas, porém, serão iniciadas apenas em 2026.

No Brasil, o mais provável é que a nova geração seja lançada apenas em 2027, mantendo produção concentrada na fábrica de Betim (MG). Além do cupê (codinome interno F2X), o projeto da nova família de carros da Fiat para o mercado nacional inclui o Grande Panda (F1H), um inédito SUV de sete lugares derivado do Aircross (F2U) e a próxima linhagem da picape Strada.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Justiça decide que homem foi preso injustamente e condena Estado de SP a pagar R$ 386 mil
Próxima EUA falam em poder militar em comentário sobre julgamento de Bolsonaro