O tempo passa voando e a prova disso é… o Honda HR-V. Sabia que esse carro foi lançado há 10 anos? Aliás, sabia que ele foi um dos responsáveis por essa onda interminável de SUVs que estamos vivendo atualmente? Para explicar essa história e mostrar toda a evolução do HR-V nesse período, Autoesporte reuniu as duas gerações do compacto, ambas fabricadas em Sumaré (SP), em suas versões topo de linha.
Mas o que explica essa história de que o Honda HR-V foi um dos responsáveis por essa moda dos SUVs? É que esse carro foi lançado em março de 2015 — exatamente 15 dias antes do Jeep Renegade chegar às lojas. Além disso, nessa época, pouquíssimos modelos da categoria estavam à venda. Aliás, o segmento representava menos de 11% de todos os emplacamentos.
Porém, um ano depois da chegada do HR-V, ele já era líder da categoria. Inclusive, o SUV da Honda só foi perder a medalha de ouro da categoria em 2018, quando o Hyundai Creta passou na frente entre os compactos. Só que 10 anos depois, o japonês segue bem posicionado: é o quarto SUV mais vendido do Brasil. E a categoria representa agora 54% de todas as vendas. Ou seja, mais da metade do total.
Só que ao longos desses 10 anos, o HR-V mudou bastante. No quesito visual, por exemplo, podemos dizer que a elegância foi mantida, mas que o SUV agora tem linhas mais modernas. Além disso, na frente, os faróis estão mais afilados e a grade ficou maior.
Além disso, o HR-V cresceu 10 cm de uma geração para a outra e agora tem 4,39 metros de comprimento. Só que o porta-malas encolheu: saiu dos 437 litros para 354 litros. Pelo menos agora tem abertura e fechamento elétricos.
No interior, as evoluções são mais nítidas. Em 2015, o painel de instrumentos tinha mostradores analógicos e uma pequena tela digital. Na linha 2026, é 100% digital e tem 7 polegadas. A central multimídia também aumentou e agora traz conexão sem fio para Apple CarPlay e Android Auto.
Só que o HR-V surpreende quando a gente percebe que a unidade fabricada lá em 2015 já trazia freio de estacionamento eletrônico. Além disso, naquela época, já tinha ar-condicionado digital, controlador de velocidade, câmera de ré, controle de estabilidade e de tração e assistente de partida em rampa.
A motorização também mudou. Se na primeira geração o HR-V era equipado com motor 1.8 aspirado flex de até 140 cv e 17,5 kgfm de torque, agora traz, nas versões mais caras, um propulsor 1.5 turbo flex bem mais potente, com 177 cv e 24,5 kgfm. Obviamente, ficou (bem) mais rápido, com aceleração de 0 a 100 km/h em 8,5 segundos, contra 10,5 s.
E os preços? No lançamento, o Honda HR-V EXL 2015/2016 custava R$ 88.700. Hoje, a versão topo de linha do HR-V, a Touring 2025/2026, não sai por menos de R$ 209.900. Estamos falando de uma diferença de impressionantes R$ 121.200 em 10 anos. E se quiser saber mais, é só apertar o play no vídeo. Inclusive, tem uma surpresinha: dirigimos a versão comemorativa e “esportiva” do SUV.
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Fonte: direitonews