Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão. Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
A Mota-Engil Latam Portugal venceu nesta sexta-feira (5) o leilão de concessão para a construção e operação do túnel imerso que ligará Santos ao Guarujá, no litoral paulista. A empresa apresentou proposta com desconto de 0,50% sobre a parcela mensal a ser paga pelo poder público, superando a Acciona Concesiones, que ofertou 0%.
O contrato terá duração de 32 anos, prorrogáveis, e prevê investimentos estimados em R$ 6,8 bilhões. O projeto será executado por meio de concessão patrocinada e terá fiscalização da Antaq, em parceria com a Artesp.
O túnel terá 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, com três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para veículos leves sobre trilhos (VLTs). A passagem também contará com acessos para pedestres e ciclistas. A estimativa é de conclusão até 2030.
Segundo o governo, a obra vai beneficiar cerca de 720 mil pessoas que circulam diariamente entre as duas cidades. Atualmente, o trajeto é feito por balsas, com tempo médio de 18 minutos, ou pela estrada, que pode levar até 1 hora. Com o túnel, a travessia deverá ser feita em poucos minutos.
O certame ocorreu na sede da B3, em São Paulo, com a presença do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), representado por ministros, e do vice-presidente Geraldo Alckmin.
Considerada histórica e estratégica para a mobilidade regional, a obra é debatida há quase 100 anos. O primeiro projeto foi elaborado em 1927, ainda no governo Júlio Prestes. Agora, a iniciativa se tornará a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Fonte: gazetabrasil