Durante a discussão de dosimetria da pena, o ministro do STF Alexandre de Moraes destacou que a pena deverá ser cumprida em regime fechado. Apesar de já ter sido condenado, o ex-presidente, assim como os outros sete réus do núcleo central da trama golpista, só serão presos quando forem esgotadas todas as possibilidades de recurso.
Moares, relator do caso, será o responsável por escolher onde Bolsonaro deverá cumprir a pena estabelecida pelo Supremo. Estas são as opções:
Complexo Penitenciário da Papuda
Presídio mais conhecido do Distrito Federal, o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, é o destino provável do ex-presidente. No local, inclusive, já estaria sendo preparado um espaço para Bolsonaro cumprir a pena.
Segundo aliados, o ex-militar teme o relacionamento que pode ter com outros presidiários, além de eventualmente não contar com o devido acompanhamento médico. Bolsonaro também entende que o cumprimento da pena em um presídio comum seria humilhante.
Superintendência da Polícia Federal
Assim como Luiz Inácio Lula da Silva, preso entre 2018 e 2019, Bolsonaro pode ser levado para a Superintendência da Polícia Federal em Brasília — diferente do petista, que cumpriu pena em Curitiba (PR).
Comando Militar do Planalto
Outra alternativa seria prendê-lo no Comando Militar do Planalto. A opção, no entanto, desagrada as lideranças militares, uma vez que a presença do ex-presidente pode atrair uma romaria de apoiadores e aliados políticos.
Prisão domiciliar
Aos 70 anos, o ex-presidente sofre com problemas de saúde, como crises de soluço que levam a vômitos, gastrite e infecções pulmonares.
Por este motivo, Bolsonaro pode cumprir a sentença em casa, conforme a Lei nº 3.689, que prevê prisão domiciliar quando o condenado apresentar saúde debilitada por doença grave, for maior de 80 anos, mãe ou pai solo de criança de até 12 anos, gestante ou imprescindível para cuidado de menor de 6 anos ou com deficiência.
Fonte: sputniknewsbrasil