Alex Albon levantou uma questão importante sobre as regras de ultrapassagem na Fórmula 1, após a polêmica penalidade de Carlos Sainz no GP da Holanda. O piloto da Williams expressou sua preocupação de que as normas atuais favoreçam demais os pilotos que estão na parte interna das curvas, permitindo que eles tenham ‘poder demais’ nas disputas de posição.
No incidente entre Sainz e Liam Lawson em Zandvoort, o espanhol tentou ultrapassar o piloto da Racing Bulls por fora na primeira curva, mas foi fechado, resultando em um toque entre os dois e danos em ambos os carros. Embora Lawson tenha se mostrado tão culpado quanto Sainz, foi o piloto da Williams quem recebeu uma penalização de dez segundos, o que gerou surpresa e frustração. Sainz, inclusive, criticou a decisão dos comissários, chamando-a de ‘uma piada completa’.
Albon, que já enfrentou situação semelhante no GP da Espanha, acredita que as regras de ultrapassagem favorecem os pilotos na parte interna das curvas: “Percebo que o piloto da parte de dentro tem muito poder no regulamento, ele controla completamente seu destino, enquanto o piloto na parte de fora só precisa se conformar”, disse o tailandês-britânico. Ele continuou: “Para mim, é uma situação onde ambos os pilotos devem ceder, mas parece que não há nenhuma consideração pelo piloto de fora, o que cria penalizações estranhas.”

Essa mudança nas regras de ultrapassagem, implementada em 2023, foi citada por Albon. A partir daquela temporada, os pilotos na parte interna não são mais obrigados a deixar espaço para o piloto que está por fora, o que tornou ainda mais difícil para os pilotos na linha externa se defenderem de manobras agressivas.
Nico Hulkenberg também se mostrou solidário com Sainz e expressou sua incompreensão em relação à punição: “Eu não entendo por que ele recebeu a penalização”, disse o piloto da Haas. Hulkenberg acredita que a situação se tratava de uma disputa comum de corrida, mais especificamente de uma relargada depois de um Safety Car, onde toques entre os carros são mais frequentes. Ele também indicou que os comissários enfrentam dificuldades para diferenciar situações e fazer julgamentos claros.
Com a Fórmula 1 se aproximando do GP da Itália em Monza neste próximo final de semana, muitos esperam que a questão seja discutida mais a fundo, especialmente por Sainz, que é diretor da GPDA (Associação dos Pilotos), possivelmente levando a questão diretamente aos comissários, no briefing antes da corrida italiana.
Fonte: f1mania






