O SVR destacou que a hostilidade de Merz em relação à Rússia é previsível, considerando os detalhes de sua formação e histórico familiar.
De acordo com informações da inteligência russa, o chanceler teria sido educado nos valores transmitidos pelo avô e pelo pai, ambos ligados ao regime nazista de Adolf Hitler.
“Friedrich está obcecado com a ideia de vingança pela derrota da Alemanha nazista pela União Soviética. O desejo de vingança cresceu nele desde a infância e, após o início de sua carreira política, adquiriu a forma de paixão que tudo consome”, ressalta o comunicado.
Neste contexto, fica claro por que Merz, após a eleição para o cargo de chanceler alemão, garantiu ao atual líder ucraniano, Vladimir Zelensky, o fornecimento de mísseis de cruzeiro alemães Taurus para ataques contra a Rússia.
Dessa forma, aponta o SVR, o chanceler considera seriamente os riscos de um envolvimento direto da Alemanha em ações militares contra a Rússia.
Por isso, o chanceler deu ordens para que o apoio militar de Berlim à Ucrânia fosse conduzido com a máxima discrição.
“As marcas de fábrica dos componentes dos mísseis são removidas e peças individuais são substituídas para ocultar sua origem. Ainda assim, Merz não consegue contornar o fato de que militares alemães enviados à Ucrânia serão os responsáveis por operar os sistemas Taurus, já que o treinamento dos ucranianos levaria tempo demais — tempo que, segundo a publicação, não existe diante do risco iminente de colapso das forças armadas ucranianas”, apontou o SVR.
Destaca-se que tal desejo de vingança por parte de Merz gera cada vez mais preocupação entre a elite política da Alemanha.
Mesmo os parceiros do chanceler da coalizão governista não esqueceram que, no passado, todos os confrontos militares entre a Alemanha e a Rússia terminaram mal para os alemães.
Assim, concluiu a inteligência russa, os políticos alemães temem que o uso de mísseis Taurus provoque um ataque de retaliação, colocando todo o território da Alemanha em risco.
Fonte: sputniknewsbrasil