Entre nos nossos canais do Telegram e WhatsApp para notícias em primeira mão.Telegram: [link do Telegram]
WhatsApp: [link do WhatsApp]
O braço armado do grupo terrorista Hamas divulgou nesta sexta-feira (5) um vídeo mostrando dois reféns israelenses mantidos em Gaza desde o ataque lançado pelo movimento islâmico contra Israel em 7 de outubro de 2023.
Com mais de três minutos e meio de duração, a gravação mostra um homem sequestrado em um veículo em movimento, cercado por prédios destruídos, implorando ao primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para não lançar uma ofensiva sobre a Cidade de Gaza.
A mídia israelense identificou o refém como Guy Gilboa Dalal, que estava no festival de música Nova, no sul de Israel, quando foi sequestrado pelos militantes na manhã de 7 de outubro de 2023. No vídeo, Dalal afirma em hebraico que se encontra na Cidade de Gaza e que as imagens foram filmadas em 28 de agosto.
Perto do final da gravação, ele aparece ao lado de outro refém, Alon Ohel, cuja família inicialmente pediu que não fosse identificado, mas depois concordou com a divulgação do nome.
De acordo com as autoridades, das 251 pessoas sequestradas em 7 de outubro de 2023, 47 permanecem presas em Gaza, incluindo 25 que, segundo os militares israelenses, já morreram. Desde então, tanto o Hamas quanto a Jihad Islâmica, outro grupo armado palestino, divulgaram diversos vídeos de reféns.
Tréguas anteriores possibilitaram a libertação de alguns reféns. Entre 19 de janeiro e 17 de março, 33 pessoas retornaram a Israel, oito delas mortas, em troca de cerca de 1.800 palestinos detidos em prisões israelenses. Uma trégua de uma semana em novembro de 2023 também permitiu a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos.
Enquanto isso, o exército israelense anunciou que controla 40% da Cidade de Gaza e pretende expandir a operação. Segundo a porta-voz militar, Brigadeiro-General Effie Defrin, os avanços recentes incluem a captura de bairros estratégicos como Zeitoun e Sheikh Radwan, além da chegada aos subúrbios da cidade, a poucos quilômetros do centro.
Defrin destacou que a missão israelense só será concluída quando todos os reféns forem liberados e o domínio do Hamas na cidade for encerrado. O plano militar busca capturar totalmente a Cidade de Gaza, que antes do conflito abrigava quase um milhão de pessoas. Centenas de milhares foram deslocadas e muitas retornaram por falta de abrigo seguro ou recursos em outros locais, especialmente após a intensificação das operações no sul.
Fonte: gazetabrasil