Pergunte a dez brasileiros sobre preços de carros no Brasil e 11 deles vão dizer que pagam caro demais. As razões listadas pelos consumidores estão na ponta da língua: lucro e impostos. A conta é bem mais complexa do que isso, claro, mas o fato é que, até pouco tempo atrás, com R$ 100 mil dava para colocar um bom carro novo na garagem.
Hoje, a lista é bem mais reduzida. Historicamente, o governo brasileiro usa artifícios para reduzir impostos e estimular as vendas. Desde julho está em vigor o programa Carro Sustentável, que zera o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos nacionais com motores flex.
O programa terá validade até dezembro de 2026 e se baseia em critérios como produção nacional, potência máxima de 115,5 cv e índices de emissões e reciclabilidade. Segundo o Ministério da Indústria, Comércio e Desenvolvimento (MDIC), oito modelos de cinco marcas foram homologados: Chevrolet Onix e Onix Plus; Renault Kwid; Volkswagen Polo; Hyundai HB20 e HB20S; e Fiat Mobi e Argo.
Ainda que a lista de carros com o IPI reduzido seja modesta, as fabricantes aproveitaram a oportunidade para reduzir os preços de outros modelos não contemplados pelo programa. O objetivo, claro, é bombar as vendas. Ou seja, se você pensa em trocar de carro, este provavelmente é o melhor momento no ano.
Para ajudar, Autoesporte preparou um dossiê com 14 carros na faixa de R$ 100 mil, com tolerância de até R$ 10 mil para cima ou para baixo. Destes, 10 foram agrupados por marca. Já os Chevrolet Onix e Onix Plus tiveram atenção especial por se tratarem da linha 2026.
Por último, mas não menos importante, há o comparativo entre Fiat Pulse e Volkswagen Tera, dois dos SUVs de entrada mais falados no país. Veja abaixo todos os modelos que terão conteúdo publicado:
Para facilitar a comparação entre os modelos, criamos gráficos de radar com seis critérios importantes para a escolha de um carro novo
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Fonte: direitonews