Faz alguns meses que o Dacia Duster da nova geração circula pelas ruas brasileiras, levantando a hipótese de que a Renault estaria testando o modelo para lançá-lo por aqui. Mas será que este plano realmente existe? Autoesporte enfim desvendou o segredo por trás da suposta chegada do novo SUV compacto ao país.
Aos que estavam empolgados com a possibilidade, a má notícia é que a Renault não discute o lançamento de uma nova geração para o Duster no Brasil. Inclusive, as unidades flagradas constantemente por vários perfis especializados, como o Placa Verde (@placaverde), sequer foram trazidas ao país pela marca francesa. Por outro lado, a boa notícia é que a Renault tem dois SUVs inéditos engatilhados no país, como iremos explicar mais abaixo.
Autoesporte pode dizer que as unidades do Duster pertencem a uma sistemista que testa novos componentes eletrônicos. Trata-se de uma empresa internacional com filial no Brasil que, em breve, ficará responsável pelo fornecimento de peças automotivas para o SUV da Renault que é produzido na Índia.
Portanto, não apenas o novo Duster continuará longe do mercado brasileiro como os componentes testados tampouco estarão disponíveis no país. É normal que tantas aparições de um carro levantem hipóteses sobre seu lançamento ou até novas tecnologias — mas não é o caso.
A nova geração do Duster está fora dos planos da Renault, mas isso não quer dizer que a marca ficará sem novidades. Dois SUVs de porte médio já estão no forno: o Boreal, feito em São José dos Pinhais (PR), e o Grand Koleos, que será importado da Coreia do Sul.
O Boreal já foi mostrado em detalhes e será lançado no último trimestre deste ano. Tem 4,56 metros de comprimento, 1,84 m de largura, 1,65 m de altura e 2,70 m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade para 522 litros.
Abaixo do capô, trará o motor 1.3 TCe turbo flex de quatro cilindros e 16 válvulas com injeção direta. Desenvolve 163 cv de potência com etanol e 156 cv com gasolina; já o torque máximo é de 27,5 kgfm. Vale lembrar que este motor era importado da Espanha, mas passou a ser produzido no Brasil no início deste ano justamente para atender a demanda do novo SUV.
Já o Grand Koleos virá ao Brasil importado da Coreia do Sul, como fruto da parceria da Renault com a Geely. Mirando SUVs chineses da BYD e GWM, será o primeiro carro híbrido da marca francesa no país.
Para isso trará um motor 1.5 turbo de três cilindros 12V de ciclo Miller, com injeção direta de combustível, que rende 150 cv de potência e 22,9 kgfm de torque. Essa unidade estará aliada a dois propulsores elétricos: um de 82 cv e outro de tração com 136 cv. Portanto, a potência combinada é de 245 cv e torque máximo declarado de 32,6 kgfm. Com tal conjunto, o Grand Koleos tem consumo de combustível que pode passar dos 23 km/l.
Por mais que o Dacia Duster esteja fora dos planos da marca para o Brasil, Autoesporte teve a oportunidade de testar o modelo híbrido. Clique aqui para conferir as impressões na íntegra.
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Fonte: direitonews