F1: Bearman revela erro que quase custou pontos em Zandvoort


Oliver Bearman conquistou seu melhor resultado na Fórmula 1 até o momento, no GP da Holanda, quando terminou a corrida em Zandvoort na sexta posição, mas revelou que um pequeno erro quase arruinou essa performance. O piloto da Haas largou do pit-lane após se classificar em 19º e foi um dos dois a adotar a estratégia de pneus duros no início da prova.

Bearman e o companheiro de equipe, Esteban Ocon, iniciaram a corrida com os pneus C1, se mantendo na pista na expectativa de aproveitar um eventual Safety Car, antes de trocar para compostos mais macios. Durante o período de neutralização causado pelo acidente de Lewis Hamilton, Ocon e Bearman ocupavam as 9ª e 10ª posições quando Charles Leclerc voltou aos boxes na volta 53, pouco antes de ser atingido por Kimi Antonelli.

Aproveitando o Safety Car, Bearman fez sua parada e retornou à pista em 11º, equipado com pneus médios, pronto para buscar marcar pontos. Com a estratégia contra a maioria, ele subiu para 7º lugar na pista e acabou em 6º após a aplicação de uma penalidade de quinze segundos a Antonelli, superando o 7º lugar obtido em sua estreia pela Ferrari no GP da Arábia Saudita em 2024.

“Demorou bastante para chegar até aqui, e se você larga do pit-lane, precisa de um pouco de sorte para alcançar isso”, comentou Bearman, se referindo aos primeiros pontos desde o 10º lugar no Bahrein.

F1 2025, GP da Austrália, Melbourne, Albert Park
Foto: XPB Images

Ele detalhou o desafio de manter os pneus duros aquecidos durante as relargadas: “O mais difícil era relargar com os pneus duros depois de cada Safety Car, porque à medida que a borracha vai ficando fina, é muito difícil manter a temperatura. Passei todo o stint dentro do DRS”, acrescentou.

O jovem piloto ainda relatou o susto com os pneus na reta principal: “Após o Safety Car e com pneus novos, fiquei muito feliz, mas logo danifiquei os pneus na curva 1. É irritante nessa pista, porque há uma elevação na reta principal e se você freia ali, o pneu sofre uma ‘achatada’. Nas últimas voltas, eu estava realmente segurando tudo com as vibrações”, finalizou o piloto da Haas.

Esse resultado marca um importante avanço na carreira de Bearman, e demonstra a capacidade de recuperação e gerenciamento de pneus mesmo em circunstâncias adversas.

Fonte: f1mania

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