Lançado em 2021, o Fiat Pulse marcou a estreia da marca no segmento de SUVs compactos com um projeto 100% nacional, desenvolvido com foco no consumidor brasileiro. Derivado da mesma base do Argo, o modelo surgiu com a missão de desempenhar papel importante em uma categoria aquecida, dominada por nomes como Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta e Nissan Kicks.
Com uma receita que combina design moderno, boa altura do solo, equipamentos atualizados e motores eficientes, o Pulse rapidamente conquistou espaço entre os mais vendidos da Fiat. A chegada da versão Abarth, com visual esportivo e motor 1.3 turbo de 185 cv, ajudou a fortalecer a imagem do modelo, assim como a introdução da tecnologia híbrida leve (MHEV) na linha 2024, que ampliou ainda mais o leque de opções para diferentes perfis de consumidores.
O Fiat Pulse utiliza a plataforma MLA, reforçada, segundo a fabricante, para oferecer mais rigidez torcional e segurança, já que é preparada para receber sistemas de segurança ativa. Com 4,10 metros de comprimento, 1,78 m de largura e 1,57 m de altura, o modelo é bem adaptado ao uso urbano. O entre-eixos de 2,53 m garante bom espaço para os ocupantes e o porta-malas de 370 litros supera a média da categoria.
O visual é robusto, com boa distância livre do solo (até 22,4 cm), capô elevado e linha de cintura marcada. Internamente, o Pulse traz um painel bem resolvido, com telas digitais nas versões mais caras e bons recursos de conectividade desde as versões intermediárias. A central multimídia Uconnect varia entre 8,4” e 10,1”, com conectividade sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. A ergonomia é bem característica dos SUVs urbanos, com posição do assento mais elevada.
O Pulse estreou com duas motorizações. A primeira, aspirada, é a 1.3 Firefly flex, de quatro cilindros, com até 107 cv e 13,7 kgfm de torque. Pode ser acoplada ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático CVT, que simula sete velocidades. Essa configuração é voltada a quem prioriza economia e simplicidade, com consumo urbano de 9,2 km/l (E) e 13,0 km/l G), e consumo rodoviário de 10,1 km/l (E) e 14,0 km/l (G), segundo o Inmetro.
A segunda opção é o motor 1.0 turbo GSE T200, de três cilindros, que desenvolve 130 cv e 20,4 kgfm com etanol. Esse motor vem combinado ao câmbio CVT e oferece desempenho ágil e consumo equilibrado. Ele equipa as versões intermediárias e topo de linha como Drive Turbo, Audace e Impetus. O consumo é de 8,5 km/l (E) e 12,3 km/l (G) na cidade, e 10,2 km/l (E) e 14,3 km/l (G) na estrada.
Ao fim de 2022, o Pulse ganhou a versão Abarth que utiliza o motor 1.3 Turbo T270, o mesmo de modelos como Fastback e Toro. Com 185 cv de potência com etanol (180 cv com gasolina) e torque de 27,5 kgfm, acoplado a um câmbio automático Aisin de seis marchas, o conjunto leva o Pulse de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos, segundo a marca.
Apesar do desempenho elevado, o consumo permanece razoável: 7,6 km/l (E) e 10,9 km/l (G) na cidade, e 9,1 km/l (E) e 12,1 km/l (G) na estrada, de acordo com o Inmetro. Essa configuração traz mudanças na suspensão, direção e visual, entregando uma proposta esportiva mais consistente.
Já em 2024, a Fiat apresentou uma atualização da linha com o sistema híbrido leve MHEV de 12V, combinado ao motor 1.0 turbo T200. Presente inicialmente na versão Audace T200 Hybrid e Impetus T200 Hybrid AT. Esse conjunto mantém a potência de 130 cv, mas com funcionamento mais eficiente.
O sistema é composto por um alternador-gerador acionado por correia (BSG), um pequeno motor elétrico de 4 cv que substitui o alternador convencional e atua em conjunto com uma bateria adicional de íons de lítio. O consumo urbano do Pulse híbrido é de 9,2 km/l com etanol e 13,6 km/l com gasolina, e o rodoviário é de 10,4 km/l (E) e 14,6 km/l (G), mostrando dados similares em relação ao conjunto convencional, mas mantendo o desempenho.
Esse sistema híbrido leve auxilia em arrancadas, retomadas e desacelerações, permitindo que o motor a combustão opere por mais tempo em regimes ideais. O MHEV também viabiliza partidas mais suaves no start-stop. A proposta é melhorar o consumo e reduzir emissões, especialmente no ciclo urbano, sem alterar significativamente o peso do carro nem exigir recarga externa.
A versão Drive é a porta de entrada da linha Pulse e pode ser equipada com o motor 1.3 aspirado ou 1.0 turbo, com diferenças no pacote de equipamentos. No caso do 1.3, ela oferece o essencial: ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricas, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampa, faróis de LED e central multimídia de 8,4” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Já a versão Drive Turbo 200 agrega itens como rodas de liga leve aro 16”, câmera de ré, piloto automático e sensor de estacionamento traseiro, trazendo mais comodidade para o dia a dia.
Acima dela está a versão Audace, sempre equipada com o motor 1.0 turbo. Ela se diferencia por adotar um pacote de equipamentos mais completo, que inclui ar-condicionado automático digital, chave presencial com partida por botão, quadro de instrumentos digital com tela de 7 polegadas, carregador de celular por indução e detalhes estéticos diferenciados na cabine. A Audace se posiciona como uma opção equilibrada entre desempenho, tecnologia e conforto, sendo uma das versões mais vendidas da gama.
A Impetus Turbo 200 é a topo de linha da gama regular. Ela acrescenta partida remota, chave presencial, alerta de ponto cego, painel com acabamento escurecido e detalhes cromados externos. Os bancos têm revestimento de melhor qualidade e o quadro de instrumentos é totalmente digital. O interior ainda pode receber teto panorâmico como pacote opcional.
Na Abarth o modelo ganha rodas pretas de 17 polegadas, para-choques esportivos, escapamento com som mais encorpado, bancos com costuras vermelhas e modo Sport com calibração diferenciada de direção, acelerador e câmbio, além do teto panorâmico de série, opcional na Impetus.
Já a nova Audace Turbo 200 Hybrid, lançada em 2024, oferece visual e acabamento idênticos à versão Audace tradicional, mas com a adição do sistema MHEV. O funcionamento é imperceptível para o motorista, e os ganhos de eficiência se notam no dia a dia urbano. Embora a potência permaneça a mesma, o comportamento geral do carro torna-se mais suave e econômico, com promessa de até 10% de melhoria no consumo em ciclo urbano.
Lançada como uma opção com visual mais sofisticado e acabamento escurecido, a versão S-Design posicionava-se entre as configurações intermediárias da linha Pulse. Baseada na Drive Turbo 200, ela adicionava rodas de liga leve com acabamento grafite, retrovisores e emblemas escurecidos, além de detalhes internos em preto brilhante e tecido exclusivo nos bancos. O pacote também incluía itens como chave presencial, partida por botão, ar-condicionado automático digital e central multimídia com tela de 10,1”, oferecendo um bom equilíbrio entre estilo e conteúdo.
Em 2026, o Pulse passou por uma leve atualização, ganhou equipamentos e passou por reposicionamento de versões, com a estreia de uma nova configuração destinada ao público PcD. Esta versão, baseada na Drive Turbo com motor 1.0 turbo e câmbio CVT, manteve os principais equipamentos de conforto e segurança da linha, mas com menor carga tributária e preço mais acessível. Além dessa adição, para 2026 as versões Audace e Impetus passaram a ser oferecidas exclusivamente com conjunto híbrido leve.
O Pulse é uma das opções mais modernas e equilibradas entre os SUVs compactos usados e seminovos. Mesmo nas versões aspiradas, o modelo entrega bom nível de equipamentos e visual agradável. A presença do câmbio CVT nas versões 1.3 e turbo é um diferencial importante, oferecendo a opção de câmbio automático na faixa de entrada do mercado brasileiro.
As versões com motor 1.0 turbo são as mais recomendadas para quem busca desempenho e um pacote mais robusto de equipamentos, enquanto o modelo Abarth entrega esportividade real para um público entusiasta. Já a chegada da versão híbrida leve (MHEV) em 2024 amplia ainda mais o leque de opções, sendo interessante para quem roda muito na cidade e quer consumir menos sem partir para um híbrido tradicional.
Com boa oferta no mercado, custo de manutenção competitivo e garantia de peças da gigante Stellantis, o Pulse é uma aposta segura para quem busca um SUV compacto atual e bem equipado.
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Fonte: direitonews