Já é realidade. As montadoras chinesas fincaram raízes em nosso país e parece que, ao menos desta vez, a maioria não sai. Não à toa, a BYD ocupa a sétima posição geral em licenciamentos no país em 2025, com 66.419 unidades e respeitáveis 5,49% do mercado de automóveis. A sino-brasileira Caoa Chery está no 11° lugar da lista, com 41.727 vendas e 3,4% de share. A GWM, por sua vez, surge no 13° posto, com 23.016 carros comercializados entre janeiro e agosto.
No mercado de eletrificados, então, temos amplo domínio chinês. Entre os modelos híbridos, BYD e GWM ocupam primeira e terceira posições. No ranking composto por 15 fabricantes há ainda a presença de Caoa Chery, Omoda Jaecoo e GAC.
No ramo dos elétricos o padrão se repete. BYD e GWM no pódio, primeiro e terceiro. Aqui, contudo, temos um bom número de novatas que também buscam um lugar ao sol no mercado brasileiro. GAC e Omoda Jaecoo estão no 6° e 7° posto. A Zeekr aparece em 10°, enquanto a Geely ocupa o 13° lugar. Temos ainda a veterana (em nosso país) JAC em nono.
Tudo bem que o mercado de elétricos ainda é algo incipiente no Brasil, com 44.827 unidades (de um total de 1.232.600) licenciadas até agosto, segundo a Fenabrave. Mesmo assim, o domínio da BYD impressiona. Sozinha, representa quase 77% do bolo. A fabricante, junto das chinesas supracitadas, tem 84,4% do segmento. Significativo, não é mesmo?
E a invasão chinesa em nosso mercado se reflete, claro, no número de automóveis das mais distintas marcas presentes nos rankings de mais vendidos — publicados mensalmente por Autoesporte. Na lista de agosto, com dados da consultoria K.Lume, oito modelos entre os 50 mais eram do país asiático. Parece pouco, mas para o Brasil, já dotado de cadeia de fabricantes tradicionais, é relevante.
Justamente por isso, Autoesporte resolveu listar os 25 carros chineses mais vendidos de janeiro a agosto de 2025. Além de dados da Fenabrave, tomamos como base números da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). Bom ainda destacar que fizemos a devida separação, por escolha editorial, de GWM Haval H6 e H6 GT, de BYD Song Pro e Song Plus e também de Yuan Pro e Yuan Plus.
Note que o topo é dominado por modelos de Caoa Chery, BYD e GWM, as “usuais suspeitas”. As três têm capilaridade e, ao menos por ora, controle estratégico do mercado, bem como produção local delineada. No entanto, bom ficar atento ao ótimo desempenho do Jaecoo 7. Com quase 2 mil unidades emplacadas no acumulado, o modelo, apenas em agosto, teve 635 licenciamentos.
Além disso, é curioso ver que o compacto e-JS1, da JAC, supera a picape Hunter: 368 contra 260 unidades. Por falar em caminhonetes, a Foton Tunland quase figurou entre os 25 carros chineses mais vendidos no acumulado. Foram 192 emplacamentos no total. Em agosto, inclusive, superou a Shark. O modelo da BYD teve 66 licenciamentos — 20 a menos que a rival, com 66.
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Fonte: direitonews