Decretado pela própria Ford desde o início do ano, o fim de linha do Focus, programado para o próximo mês de novembro, não matará para sempre o tradicional nome no portfólio da marca. Pelo menos é o que revela reportagem recente da revista britânica Autocar. De acordo com a publicação, o batismo ficará na geladeira pelos próximos dois anos e, a partir de 2027, será resgatado para nomear um modelo inédito.
Ao que tudo indica, será um SUV de porte médio pensado especialmente para mercados da Europa. O modelo será lançado como parte da reorganização promovida pela Ford em seu portfólio, que desde o fim de linha do Fiesta e da chegada dos elétricos Explorer e Capri, acabou ficando muito caro. Hoje, os preços estão muito acima do que em qualquer outro momento da história da empresa.
Como observado pela Autocar, o novo Focus SUV terá a missão de ajudar a marca a recuperar o status de player de mercado de massa na Europa. Tanto é que, para se tornar competitivo, usará como base a atual plataforma C2 do Focus. A arquitetura é amplamente usada pela marca no mercado global (é a mesma de modelos como Bronco Sport, Kuga e Maverick) e oferece custos de produção mais atrativos.
A fabricação será inteiramente concentrada na fábrica de Almussafes, região de Valência, na Espanha. A própria Ford já confirmou que produzirá na unidade um “novo modelo do tipo multi-energia”, dando pistas de que o inédito SUV terá diferentes opções de motorização. Nesse sentido, são esperados tanto motores a gasolina eletrificados (híbridos) quanto uma variante puramente elétrica.
Os preços, como dito, serão bem mais atrativos que os valores cobrados por Explorer e Capri, que usam a plataforma MEB da Volkswagen. Além disso, o novo SUV deverá custar menos até que o Kuga, que continuará em linha posicionado ligeiramente acima.
Já o Focus, como hatch médio e perua, será descontinuado em definitivo no dia 30 de novembro. A própria Ford já confirmou que a fábrica de Saarlouis, na Alemanha, deixará de produzir veículos e será transformada em um centro de serviços e logística. A planta é, atualmente, a única a montar o modelo no mundo, já que a produção na Argentina foi encerrada ainda em 2019 e a montagem na planta de Chongqing, na China, foi finalizada em 2024.
A Ford passou meses tentando negociar as instalações de Saarlouis, mas não achou interessados. A planta é uma das mais antigas da empresa na Europa e está em funcionamento desde 1966. Dentro do programa de investimentos da marca, foram priorizadas outras unidades: a de Valência, na Espanha, e a de Colônia, também na Alemanha.
No primeiro semestre de 2025, o Focus vendeu na Europa cerca de 38.511 unidades, o que representa queda de 19% em relação ao mesmo período do ano passado. A baixa nas vendas pesou fortemente na decisão de descontinuar o modelo. No Brasil, o Focus foi originalmente lançado no ano 2000 e saiu de linha em 2019 sem ganhar substituto.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews