O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) assinou, na última sexta-feira (12/9), um acordo de cooperação técnica com o Centro Internacional de Água e Transdisciplinaridade (Cirat) para fortalecer a promoção da sustentabilidade climática, hídrica e alimentar.
Dentre os objetivos, estão o fortalecimento da gestão sustentável da água e das bacias hidrográficas; o apoio para as iniciativas de inovações científica, cultural e tecnológica em sustentabilidade; a promoção de estudos associados a agrotóxicos altamente perigosos; e a realização de trabalhos conjuntos para o combate ao desmatamento.
“Os eventos extremos vão cada vez mais levar ao limite a disponibilidade de água para todos os seus usos múltiplos no Brasil”, alertou o destacou secretário nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SQA) do MMA. “Agora, se não tiver água, a gente não produzir água ou preservar água, talvez não tenha para todos. Espero que essa cooperação possa nos ajudar muito”, afirmou.
O apoio a projetos e estudos associados ao desenvolvimento rural sustentável para a conservação dos solos, das águas, da vegetação nativa e da agrobiodiversidade, principalmente em territórios de povos indígenas, agricultores familiares e de povos e comunidades tradicionais é outro compromisso técnico do acordo.
“Nosso objetivo é promover as boas práticas que acontecem no Brasil para os países do Sul Global, mas também trazer essas boas práticas que são desenvolvidas em outros países”, pontuou o diretor-geral do Cirat, Sergio Augusto Ribeiro. “O que vai ser trabalhado nessa cooperação entre o MMA e o Cirat, é um acordo amplo, são 22 frentes de trabalho,” acrescentou.
O prazo de vigência do acordo será de 36 meses, a partir da assinatura, podendo ser prorrogado, mediante a celebração de aditivo.
Durante a cerimônia foi exibido o teaser do documentário “Agrotóxicos sem fronteiras: um dilema global”, do diretor João Amorim. Com a participação da apresentadora Bela Gil e da geógrafa Larissa Bombardi, o documentário será lançado na COP30, em novembro, em Belém.
Também participaram da mesa de abertura do evento a secretária-adjunta da Secretaria-Executiva do MMA, Anna Flávia Franco; a secretária-executiva da Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica da Secretaria-Geral da Presidência da República, Patrícia Tavares; o conselheiro Consultivo do Cirat e ex-ministro do Meio Ambiente Jose Carlos Carvalho, e o coordenador de Cooperação Internacional da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Raimundo Lima
Após a assinatura do acordo, foi realizado o seminário “Cooperação Sul-Sul e Multilateralismo para a Segurança Hídrica, Alimentar e Climática”, com a diretora do Departamento de Qualidade Ambiental da SQA/MMA, Thaianne Resende; a diretora do Departamento de Políticas de Controle do Desmatamento e Incêndios da Secretaria Extraordinária de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do MMA,, Roberta Cantinho; o diretor do Departamento de Políticas de Gestão Ambiental Rural da Secretaria Nacional de Povos e Comunidades Tradicionais e Desenvolvimento Rural Sustentável do MMA, Daniel Peter; o relator da ONU para o Acesso a Água e ao Saneamento, Pedro Arrojo; a diretora de Programa da Fundação Avina Brasil, Telma Rocha; e o diretor do documentário “Agrotóxicos sem fronteiras: um dilema global”, João Amorim.
Assessoria Especial de Comunicação Social do MMA
imprensa@mma.gov.br
(61) 2028-1227/1051
Acesse o Flickr do MMA
Fonte: gov.br