GWM Poer P30 terá versão de trabalho em 2026; híbrida está em estudo


A GWM acaba de lançar sua primeira picape média no Brasil, a Poer P30. Em pré-venda, o modelo está disponível em duas configurações com preço inicial de R$ 220 mil, na tentativa de se estabelecer entre rivais de peso como Toyota Hilux, Ford Ranger e Chevrolet S10. Autoesporte, aliás, teve um primeiro contato com a caminhonete, que já tem novidades previstas para 2026.

A primeira delas, antecipada por nós em outro artigo, é de que uma nova versão de entrada da Poer P30 fará parte do portfólio. Também apuramos durante o evento de lançamento da picape e, agora, podemos confirmar que a opção voltada para o trabalho pesado vai estrear no ano que vem, quando a produção nacional (em Iracemápolis) estará a todo vapor. A faixa de preço deve ficar entre R$ 210 mil e R$ 220 mil e a lista de equipamentos deve ser mais enxuta; a motorização não muda.

Todas as configurações da picape são equipadas com o motor 2.4 turbodiesel de 184 cv de potência e 48,9 kgfm de torque. O câmbio é automático de nove marchas e a tração 4×4 “raiz”, com direito a cardã, reduzida e bloqueio de diferencial traseiro. A capacidade de carga para a versão voltada para frotistas deve ser a mesma da atual opção mais básica, a Trail, de 1.018 kg.

Mas não para por aí. Inicialmente, a GWM Poer viria ao Brasil com um conjunto híbrido plug-in flex — que chegamos a conhecer na China. Entretanto, olhando para o mercado nacional, a fabricante mudou os planos e trouxe a opção a diesel com suspensão traseira por eixo rígido e feixe de molas, tudo visando agradar o público alvo das picapes médias.

A mudança, porém, não descarta a possibilidade do modelo híbrido dar as caras por aqui. Apuramos, inclusive, que a caminhonete eletrificada está em estudos e pode ser lançada em 2026, mais tardar no começo de 2027.

Quando isso acontecer, a GWM Poer P30 híbrida vai bater de frente com a Shark, que estreou eletrificada no ano passado e desde então passa por dificuldades para subir nas vendas. No acumulado de 2025, a picape da BYD teve apenas 765 unidades emplacadas.

+ Quer receber as principais notícias do setor automotivo pelo seu WhatsApp? Clique aqui e participe do Canal da Autoesporte

Importante dizer que a GWM Poer P30 híbrida divide o trem de força com o Tank 300. Portanto, une o motor 2.0 turbo a gasolina a dois elétricos. Entregam 408 cv de potência e 76,5 kgfm de torque combinado. Na rival da BYD, são 437 cv e 65 kgfm.

Em dimensões, a picape média da GWM tem 5,41 metros de comprimento, 1,93 m de largura, 1,88 m de altura e 3,23 m de entre-eixos. Como comparação, a Toyota Hilux, líder do segmento, é 9 cm menos comprida e tem um entre-eixos 15 cm menor.

Importante lembrar que a GWM já começou a produção de veículos no Brasil, na fábrica de Iracemápolis (SP), onde a Poer P30 é feita. A unidade foi inaugurada no mês de agosto. Nesta primeira fase, as operações serão concentradas no Haval H6, mas também entram na linha de produção o SUV grande H9 e a picape média — estes os primeiros modelos da marca sem eletrificação no Brasil.

A fábrica de Iracemápolis tem capacidade instalada de 50 mil unidades por ano. Inicia a operação em um turno, mas tem como objetivo aumentar para dois, com os três veículos citados em duas linhas, a partir de 2026. Assim, espera montar mais de 30 mil carros no Brasil já em 2026, com aumento para 50 mil unidades em três anos e 100 mil depois disso.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Segurança jurídica nas transações digitais: o papel das maquininhas de pagamento
Próxima EUA podem perder seu único quebra-gelo de pesquisa, informa mídia