O Ministério da Indústria e Informação Tecnológica da China já ficou famoso por vazar imagens e informações de vários carros antes da hora. E essa história acaba de ganhar mais um capítulo. De acordo com o site russo Naavtotrasse, o novo Toyota Corolla acaba de ser revelado pelo MIIT. Em fotos divulgadas, o sedã médio surge com visual irreconhecível e até com um entre-eixos maior.
As principais alterações do novo Corolla, ao menos para o mercado chinês, aparecem na dianteira. Isso porque a parte frontal do sedã passa a adotar um estilo completamente novo com faróis mais finos, em formato de “C”, e interligados por uma faixa de LED. Além disso, a entrada de ar do para-choque está menor. Com as mudanças, o desenho da dianteira fica semelhante ao do novo Camry, Prius e até do bZ3. Inclusive, é parecido com o de uma projeção que está abaixo.
Por outro lado, a traseira do Toyota Corolla chinês mantém o design já conhecido, inclusive no Brasil. A principal diferença fica nas lanternas, que parecem adotar o novo estilo do mercado e são conectadas por uma barra iluminada.
As dimensões, pelo menos para a próxima geração, devem mudar. Isso porque o sedã médio da marca japonesa vai crescer. Serão 4,71 metros de comprimento (8 cm a mais em relação ao modelo brasileiro) e 2,75 m de entre-eixos — acréscimo de 5 cm na medida. Embora seja um entre-eixos inédito para o nosso Corolla, outros carros derivados já oferecem essa proporção na China. Os 1,78 m de largura e 1,45 m de altura serão mantidos.
Segundo o site russo, as duas opções de motorizações já oferecidas no Brasil serão mantidas na China. Trata-se de um motor 2.0 Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC, que entrega até 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Já o câmbio é CVT com simulação de dez marchas.
Na segunda configuração, o Corolla é equipado com propulsor híbrido flex. O motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson está aliado a outros dois motores elétricos. Desta forma, a potência combinada é de 122 cv.
No entanto, assim como já adiantado por Autoesporte, o plano da Toyota é de que o modelo seja equipado com uma nova geração de motores da marca, feitos em parceria com Subaru e Mazda. Assim, além de um conjunto híbrido pleno (HEV), o modelo terá uma nova opção híbrida plug-in (PHEV) na 13ª geração, com a possibilidade de alcançar 2.100 km de autonomia.
Também não há nenhuma informação sobre os equipamentos de série, mas o esperado é que o novo Corolla fique mais tecnológico e ganhe até mais itens de segurança. Se seguir os passos do Prius, terá mudanças radicais na cabine, com painel de instrumentos digital e central multimídia com telas maiores. Além disso, provalvemente o sedã da Toyota vai passar a oferecer, por exemplo, freio de estacionamento eletrônico em todas as versões.
A expectativa é que o novo Toyota Corolla seja lançado globalmente em 2026. Por isso, o mais provável é que a nova geração do sedã médio chegue ao mercado brasileiro em meados de 2027. Por aqui, o foco da japonesa no momento é o Yaris Cross, que deve ter três versões e fazer até 19 km/l.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews