A quebra do carro de Lando Norris nas voltas finais do GP da Holanda, em Zandvoort, neste domingo (31), não apenas custou um duplo pódio para a McLaren, mas também trouxe à tona um problema preocupante: a confiabilidade dos motores.
Andrea Stella, chefe da equipe, comentou o impacto da quebra após a corrida. “A confiabilidade tem sido um ponto forte na McLaren há muito tempo”, afirmou ele. “Tivemos hoje o que parece ser um problema de confiabilidade técnica, o que é sempre decepcionante.”

Além do prejuízo na pontuação, Stella destacou a implicação direta na disputa interna entre os dois pilotos da equipe pelo campeonato: “Mas eu diria que é ainda mais inconveniente porque afeta uma situação na qual nós, como equipe, queríamos permanecer o mais neutros possível na busca individual dos pilotos pelo campeonato. Não é ideal que tenhamos tido um problema com o carro, mas é o que é”, completou.
“Toda a equipe processará isso, tentando aprender, revisando o problema, corrigindo-o e garantindo que isso não seja mais um fator no futuro, não apenas pelo restante do campeonato, mesmo que obviamente este seja o foco principal no momento”, concluiu o italiano.
Com o abandono, Norris viu seu companheiro de equipe, Oscar Piastri, ampliar sua vantagem na liderança do campeonato para 34 pontos. A Fórmula 1 segue agora para Monza, na Itália, para a 16ª etapa da temporada. Lá, Norris tentará reagir e reduzir a diferença na tabela, mas corre o risco de perder 10 posições no grid se precisar trocar o motor.
Fonte: f1mania