A Apple sempre reserva o mês de setembro para apresentar ao mercado a mais recente geração do iPhone e saciar a curiosidade dos fãs com inovações em tecnologia e design. O anúncio dos preços também é um dos momentos mais aguardados do evento de lançamento e, no caso do iPhone 17, os valores começam em R$ 7.999, mas podem alcançar os R$ 18.499 no modelo Pro Max com armazenamento de 2 TB.
As cifras sempre altas são motivo de polêmica e, inevitavelmente, acabam gerando comparações com os preços de outros produtos – até mesmo de carros. Pensando nisso, Autoesporte selecionou cinco veículos usados que podem ser comprados pelos mesmos R$ 18.499 cobrados pelo iPhone 17 Pro Max (o mais caro da linha).
A lista inclui veículos de diferentes categorias, como sedãs e hatchbacks, com anos de fabricação a partir de 2006. Confira abaixo!
Representante da Ford no segmento de compactos de entrada, o Ka pode ser facilmente encontrado no mercado de usados pelo preço de um iPhone 17. Sob o capô, o motor 1.0 flex de quatro cilindros em linha é capaz de entregar 73 cv e 9,4 kgfm de torque. Com câmbio manual de cinco marchas, garante aceleração de 0 a 100 km/h na casa dos 15 segundos e consumo na casa dos 15 km/l com gasolina.
A geração em questão é vendida sempre com carroceria de duas portas e indicada principalmente para jovens solteiros. A dirigibilidade é referência na categoria e o porte compacto garante agilidade no trânsito intenso.
Conhecido por ser um sedã compacto robusto e de mecânica extremamente confiável, o Corsa Sedan Classic tem diversas versões à venda no mercado de usados. Pelo preço do iPhone 17 Pro Max, é possível comprar a variante Life ano 2006 equipada com o conhecido motor 1.0 flex aspirado da Família I da General Motors.
São até 72 cv de potência e 9 kgfm de torque, que garantem consumo na casa dos 14 km/l. O desempenho, porém, não é dos melhores: aceleração de 0 a 100 km/h em quase 15 segundos. De todo modo, é uma boa opção para quem busca o espaço de uma sedã (são 390 litros de capacidade no porta-malas) combinada com um conjunto mecânico de fácil manutenção.
Outra opção na mesma faixa de preço é o compacto Fox, da Volkswagen. A versão City ano 2005 tem custa o mesmo que o iPhone 17 Pro Max e oferece espaço interno acima da média da categoria. Outro destaque é a posição de dirigir elevada e que agrada especialmente o público feminino.
Sob o capô, o motor 1.0 flex da família EA111 rende 72 cv de potência e 9,2 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. O consumo com gasolina na estrada é de 16 km/l, enquanto a aceleração de 0 a 100 km/h fica na casa dos 14 segundos.
No segmento de hatchbacks compactos, o Chevrolet Celta é indicado para motoristas iniciantes pelo porte compacto e baixo custo de manutenção. O modelo foi vendido no Brasil durante cerca de 15 anos e teve grande aceitação do mercado, somando mais de 1,6 milhão de unidades emplacadas.
Sob o capô, o motor 1.0 flex entrega 70 cv de potência e 9 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de cinco marchas. Dados de fábrica indicam consumo de 14 km/l com gasolina na estrada e aceleração de 0 a 100 km/h em 13 segundos. Dependendo da versão, é possível encontrar unidades equipadas com direção hidráulica e ar-condicionado.
Referência no segmento de sedãs compactos quando assunto é espaço no porta-malas (são 500 litros de capacidade), o Fiat Siena 2006 também sai pelo mesmo valor de um iPhone 17 topo de linha. Dependendo da versão, é possível encontrar unidades equipadas com ar-condicionado e direção hidráulica.
O motor também é 1.0, no caso o conhecido propulsor Fire da Fiat. Entrega 65 cv de potência e 9,1 kgfm de torque, capazes de levar o sedã de 0 a 100 km/h em longuíssimos 17,9 segundos. O consumo de quase 16 km/l na estrada compensa a lentidão.
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Fonte: direitonews