Astrônomos acreditam ter descoberto nova lua em torno de planeta-anão Quaoar


Até então, Quaoar já era conhecido por possuir dois anéis enigmáticos e uma lua chamada Weywot. A detecção inesperada ocorreu em 25 de junho de 2025, durante um evento de ocultação estelar, quando o planeta passou diante de uma estrela distante. Enquanto monitoravam o anel Q1R, já conhecido, os cientistas observaram um bloqueio completo da luz estelar por 1,23 segundos. Segundo os pesquisadores, esse efeito é compatível com um corpo sólido, como uma lua, e não com um anel difuso.

“Dada a falta de outras explicações plausíveis, a causa mais provável dessa ocultação foi que algo estaria orbitando Quaoar: ou um novo satélite ou um terceiro anel”, escreveram os astrônomos em artigo publicado no Research Notes of the AAS.

Esta imagem, uma das primeiras divulgadas pelo Observatório Rubin, expõe um Universo repleto de estrelas e galáxias — transformando bolsões de espaço aparentemente vazios e negros como tinta em tapeçarias brilhantes pela primeira vez. É possível observar uma variedade impressionante de objetos — de estrelas brilhantes que variam do azul ao vermelho, a galáxias espirais azuis próximas, a grupos de galáxias vermelhas distantes — demonstrando o potencial de processamento de Rubin - Sputnik Brasil, 1920, 10.09.2025

Embora a hipótese de um terceiro anel não esteja descartada, imagens anteriores do Telescópio Espacial James Webb não mostraram sinais de tal estrutura na região. Isso fortalece a possibilidade de um novo satélite.
Com raio de cerca de 555 quilômetros e uma órbita solar de 286 anos terrestres, Quaoar já intrigava os cientistas por seus anéis, situados além do limite de Roche — local em que, segundo a teoria clássica, apenas anéis poderiam existir, e não luas.
O achado amplia o mistério em torno do sistema de Quaoar e pode redefinir o entendimento sobre a formação de anéis e luas em regiões distantes e geladas do Sistema Solar. Novas observações do telescópio espacial James Webb deverão confirmar a natureza do objeto e, possivelmente, revelar ainda mais surpresas.
Logo da emissora Sputnik - Sputnik Brasil
Acompanhe as notícias que a grande mídia não mostra!

Siga a Sputnik Brasil e tenha acesso a conteúdos exclusivos no nosso canal no Telegram.

Já que a Sputnik está bloqueada em alguns países, por aqui você consegue baixar o nosso aplicativo para celular (somente para Android).

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Advogado detalha esquema de fraudes no INSS e recorre à imprensa após “silêncio” das autoridades
Próxima EUA reúnem factoides para justificar cerco e corroer legitimidade do governo venezuelano (VÍDEOS)