No dia 12 de setembro (sexta-feira), às 16h, a Prefeitura de Diamantino, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), convida toda a comunidade para participar da primeira edição da “Tardezinha do CAPS”. O evento, em alusão à campanha Setembro Amarelo, será realizado na Praça Benedito Bruno, em frente à Prefeitura Municipal.
De acordo com a Secretária de Saúde, Adélia Maria, a iniciativa é realizada em parceria com diversos setores da administração pública, reunidos em uma ação integrada que reforça a importância da saúde mental como tema presente em toda a sociedade.
A secretária ainda ressaltou a importância de envolver diferentes setores da gestão pública no evento.
“A saúde mental não é exclusiva do CAPS. Quando unimos esporte, cultura, assistência e educação, mostramos que o cuidado é coletivo e que todos podem contribuir para a prevenção.”
A programação contará com um momento de conversa com o médico da unidade sobre a importância de cuidar da saúde mental, identificar sinais de sofrimento emocional e formas de oferecer apoio.
Na sequência, haverá apresentações de música ao vivo com a participação da Secretaria de Cultura e Turismo, alongamentos, ballet e zumba das escolinhas esportivas da Secretaria de Esportes e Lazer, dança com a Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Cidadania, além de atendimentos de enfermagem conduzidos por acadêmicos do curso de enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus Diamantino.
A psicóloga do Centro de Cuidado à Saúde Mental, Nelcilene Menacho, destacou que os usuários do CAPS também compartilharão seus depoimentos e apresentarão artesanatos e produtos desenvolvidos por eles, que estarão disponíveis para venda em uma feirinha especial.
“Os usuários do CAPS terão a oportunidade de compartilhar suas histórias e mostrar seus talentos. Além disso, eles vão expor artesanatos e produtos que desenvolveram, que estarão à venda em uma feirinha especial, promovendo visibilidade e autonomia para cada um deles.”
Fonte: diamantino.mt.gov.br