O abandono no GP da Holanda neste domingo (31), em Zandvoort, não foi o único prejuízo de Lewis Hamilton no fim de semana. Logo após a corrida, foi anunciado pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que o piloto terá que pagar cinco posições de punição na próxima corrida que participar. Nesse caso, a prova será o GP da Itália, corrida na casa da escuderia de Maranello.
No documento, os comissários explicam que “Os Comissários ouviram o piloto do Carro 44 (Lewis Hamilton), o representante da equipe e analisaram os dados do sistema de posicionamento/sinalização, vídeos, cronometragem, telemetria, rádio da equipe e evidências de vídeo a bordo. Devido à natureza do circuito, o Diretor de Corrida havia informado a todos os participantes que a última curva antes do pit lane teria bandeiras amarelas duplas acionadas. Isto foi para garantir a segurança daqueles no grid e no pit lane.”
“O regulamento exige que qualquer piloto que passe por um setor de sinalização com bandeira amarela dupla “reduza significativamente a velocidade…”. Analisamos a telemetria disponível no sistema da FIA. Também solicitamos que a equipe fornecesse seus dados de telemetria. Tudo isso levou algum tempo e, como resultado, a decisão foi atrasada. Além disso, o Artigo 44.1 exige que todos os pilotos que completarem mais de uma volta de reconhecimento percorram a estrada de entrada do pit lane a uma velocidade “muito reduzida”.”

“Os dados mostraram que o piloto entrou no setor de bandeira amarela dupla a aproximadamente 20 km/h a menos que sua velocidade no mesmo ponto durante os treinos, reduziu a aplicação do acelerador na ordem de 10% a 20% e levantou o pé e freou 70 metros mais cedo ao entrar no pit lane.”
“Não consideramos que uma redução de 20 km/h em um setor com bandeira amarela dupla acionada constituísse uma redução “significativa” de velocidade. Também não consideramos que a velocidade com a qual o piloto entrou na estrada de acesso ao pit lane estivesse a uma velocidade “muito” reduzida.”
“As diretrizes de penalidade para tal infração normalmente acarretariam uma penalidade de 10 posições no grid na próxima corrida. No entanto, considerando que o piloto tentou reduzir sua velocidade e frear mais cedo, levamos isso em conta como circunstâncias atenuantes e aplicamos uma penalidade de 5 posições no grid”, finaliza o texto da direção de prova.
Com a penalidade, Hamilton já acumula uma desvantagem justamente na corrida mais importante do ano para a Ferrari. O GP da Itália está marcado para 7 de setembro, no tradicional Autódromo de Monza.
Fonte: f1mania