O portal destaca que a notável descoberta, que remonta ao início do século XIV, revela dezenas de estatuetas que podem ter trazido alegria às crianças há quase 700 anos.
© Foto / LAD-RPS/JenischEstatuetas de barro, Alemanha
Estatuetas de barro, Alemanha
© Foto / LAD-RPS/Jenisch
Em seguida, o artigo aponta que foram reveladas mais de 40 pequenas figuras de barro do início do século XIV, incluindo mulheres com cocares, homens com bonés, cavalos e mães embalando crianças, que são claramente brinquedos feitos por um artesão especializado.
“As estatuetas são mais do que artefatos; são lembretes emocionais do lado humano da vida medieval”, ressalta a publicação.
Além disso, o material sublinha que a descoberta indica que a cidade alemã de Freiburg, onde foram reveladas as estatuetas, foi planejada com a rede de ruas primeiro.
Depois, continua o portal, foi feita a divisão de terrenos com muros contínuos, incluindo uma zona de 42 metros chamada Allmend para oficinas e atividades artesanais, possivelmente separada por segurança contra incêndios.
Por isso, essa abordagem sistemática reflete um senso surpreendentemente moderno de planejamento urbano.
© Foto / LAD/Firma E&B excavOficina de brinquedos medievais, Alemanha
Oficina de brinquedos medievais, Alemanha
© Foto / LAD/Firma E&B excav
Assim, finaliza a publicação, estas figuras de barro provam que as crianças, no século XIV tal como hoje, brincavam, imaginavam e criavam seus próprios mundos.
Fonte: sputniknewsbrasil