Gasto importante para se ter na ponta do lápis na hora de comprar um veículo, os preços dos seguros variam não só de acordo com a cobertura, mas também conforme o segmento e modelo. Muitos podem até pensar que as apólices dos veículos mais populares entre o público consumidor tendem a ser mais baratas, mas, pela lei “da oferta e da demanda”, não é bem assim que acontece.
Por isso, listaremos a seguir os preços dos seguros dos dez carros mais vendidos do Brasil, usando como base o ranking do modelos que tiveram o maior número de emplacamentos no primeiro semestre de 2025.
As apólices foram fornecidas pela Minuto Seguros, que fez o cálculo com base no seguinte perfil, válido para homens e mulheres: casado(a), 35 anos (sendo habilitado[a] há mais de cinco anos), com dois filhos menores de 18 anos, único(a) condutor(a) do veículo, que roda até 25 km por dia; sem bônus e com franquia reduzida, sempre considerando os valores das versões de entrada.
O Toyota Corolla Cross abre a lista, já que ficou em décimo lugar entre os modelos mais vendidos do país entre janeiro e julho. Com média das apólices precificada em R$ 2.521,48 (na soma entre homem e mulher divididos por dois), o SUV do Corolla é vendido em cinco versões e tem preços que variam entre R$ 188.990 e R$ 219.890, considerando as opções híbrida e esportiva.
Já o motor, é o 2.0 aspirado flex que entrega 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT que simula dez marchas. Desenvolvendo 53 cv a menos, a configuração híbrida equipa o propulsor 1.8 flex unido à dois motores elétricos e aliado à uma caixa transeixo, chamada e-CVT. Assim, a potência combinada é de 122 cv e os 16,6 kgfm de torque são gerados pelo motor elétrico.
Teste: Toyota Corolla Cross 2025 muda para tentar superar SUVs chineses
Apesar de não entrar na lista dos seguros mais baratos do Brasil por apenas R$ 3, o Hyundai Creta tem a segunda apólice mais cara entre os modelos mais vendidos do primeiro semestre, com preço médio de R$ 2.557,27. SUV mais potente da categoria — ao oferecer motor 1.6 TGDi turbo a gasolina de 193 cv e 27 kgfm —, este equipa apenas a versão topo de linha, Ultimate.
Assim, à versão de entrada cabe o propulsor 1.0 TGDi, também turbo, mas flex, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Por R$ 151.290, a opção oferece seis airbags, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, alerta de frenagem de emergência, controle de cruzeiro, além de central multimídia de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.
Teste: novo Hyundai Creta 1.6 turbo anda mais que rivais. Mas é melhor?
Com o seguro custando em média R$ 2.457,39, o Honda HR-V tem uma das apólices mais caras da lista. Recentemente, o SUV compacto passou pela primeira reestilização desde o lançamento, mas manteve o motor 1.5 aspirado com injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm de torque nas duas versões mais baratas. Estas custam entre R$ 163.200 e R$ 170.900.
Nas duas opções mais caras, o motor passa a ser turbo e seu desempenho sobe para 177 cv e 24,5 kgfm, mas os preços passam de R$ 200 mil. O câmbio é sempre automático do tipo CVT. Apesar de não trazer faróis de neblina, a versão de entrada oferece de série quadro de instrumentos em tela TFT de 7″, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital e automático com saída para a segunda fileria.
Teste: Honda HR-V 2026 justifica ser o SUV compacto mais caro do Brasil?
Por se tratar de um dos carros mais baratos do Brasil, o seguro do Fiat Mobi também fica entre os mais econômicos do país, custando em média R$ 1.800,44. Disponível em duas versões, o modelo custa R$ 80.990 na configuração topo de linha, Trekking. O motor é o 1.0 Firefly que entrega até 75 cv e 10,7 kgfm, sempre com transmissão manual de cinco marchas.
Desde a opção mais barata, o hatch compacto oferece itens como freios ABS, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, ar- condicionado, banco traseiro rebatível, direção elétrica, DRL, regulagem de altura do facho do farol, regulagem de altura do volante, repetidores laterais de seta, rodas aro 14″ com calotas, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.
O Chevrolet Onix também está entre os dez veículos mais baratos do país e, por conta disso, o valor médio de sua apólice é o menor dessa lista: de R$ 1.590,19. O hatch passou por uma reestilização ao ser atualizado para a linha 2026, e por isso, seu design foi renovado, o interior ficou mais tecnológico e a correia banhada a óleo do motor ficou mais resistente.
O modelo parte de R$ 102.990 e é equipado com propulsor 1.0 aspirado flex de até 82 cv e 10,6 kgfm, aliado a um câmbio manual de seis marchas nas versões mais baratas. Para as opções intermediárias e topo de linha, o investimento pode ultrapassar os R$ 130 mil, mas o motor passa a ser 1.0 turbo flex de três cilindros, de 115 cv e até 16,8 kgfm.
Teste: Chevrolet Onix 2026 faz 15,8 km/l e melhora muito, mas não em tudo
O Hyundai HB20 teve sua lista de versões remanejada na linha 2026. Com isso, a configuração Sense Plus, até então de entrada para o hatch, foi descontinuada, dando o posto de mais barata à Comfort.
Com apólice do seguro custando em média R$ 1.702,82, o hatch oferece motor 1.0 Kappa aspirado flex, de três cilindros e 12 válvulas, que desenvolve até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Para as versões mais caras, a motorização passa a ser 1.0 turbo e o desempenho sobe para 120 cv e 17,5 kgfm. Assim, seus preços variam entre R$ 95.790 e R$ 129.650.
Teste: Hyundai HB20 Sense Plus é versão de entrada por R$ 87 mil; vale?
Um dos últimos carros manuais disponíveis no mercado nacional, a versão de entrada do Fiat Argo, chamada apenas “1.0”, oferece o mesmo motor do Mobi — aspirado de até 75 cv e 10,7 kgfm. Nesse caso, o câmbio também é manual de cinco marchas, mas o investimento necessário para se ter um desses na garagem é de R$ 90.990.
Com visual levemente atualizado na linha 2026, o hatch oferece mais três versões, sendo as duas mais caras equipadas com motor 1.3 turbo. Apesar de ter recebido pequenas mudanças no design para a linha 2026, a opção mais barata não oferece faróis do tipo full LED, mas sim conjunto com LED design.
Além disso, pode-se esperar freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de subida, airbags frontais, ar-condicionado, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e rodas de 14 polegadas com calotas.
Teste: Fiat Argo 1.0 é um dos últimos carros manuais do país; vale a pena?
O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil de janeiro a julho — em agosto, perdeu o posto para o Toyota Corolla Cross. Na linha 2026, o modelo passou a oferecer nova versão topo de linha, Extreme. Já a versão de entrada, é a Sense, focada no público PCD, que custa R$ 119.990. Para essa opção, a média de valor do seguro é de R$ 1.993,17.
Sob o capô, são duas opções de motor turbo: 200 TSI. 1.0 turbo flex de até 128 cv e 20,4 kgfm, e 250 TSI, 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é sempre automático de seis marchas, já que as opções com câmbio manual foram removidas do portfólio do SUV compacto em setembro de 2021.
Teste: Volkswagen T-Cross 2025 muda no auge e melhora sem subir o preço
O Volkswagen Polo está com o catálogo de versões bem mais enxuto na linha 2026, após a chegada do novo SUV de entrada, Tera. Agora, é oferecido em apenas três versões: Track, Sense e Highline, com preços que variam entre R$ 93.660 e R$ 133.490. O hatch, que foi líder de vendas no país em agosto e está entre os dez veículos mais baratos do mercado, tem valor médio de R$ 1.658,38 para a contratação do seguro.
O motor é sempre 1.0 de 12 válvulas e três cilindros, mas naturalmente aspirado e desenvolvendo até 84 cv e 10,3 kgfm na configuração Track. Para as outras duas opções, o propulsor é turbo e com injeção direta, o que aumenta o desempenho para até 116 cv e 16,8 kgfm.
Teste: Volkswagen Polo Track, por que é o queridinho dos motoristas de app?
A Fiat Strada sempre está na briga com o hatch compacto da Volkswagen pela liderança nas vendas. Apesar de ter ficado em segundo lugar nesse mês, a picape compacta é o único modelo da categoria a estar entre os carros mais emplacados do Brasil e foi o modelo mais vendido no primeiro semestre. Seu seguro é o mais caro dessa lista, já que custa em média R$ 2.945,44.
São sete versões disponíveis da caminhonete, que partem de R$ 111.990,00 e chegam a R$ 146.990. Nas opções mais baratas, o motor oferecido é o 1.3 aspirado que entrega até 107 cv e 13,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT que simula sete velocidades. Para as configurações Ultra e Ranch, o propulsor passa a ser 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com a transmissão automática.
Fiat Strada: 5 razões para comprar e 5 para pensar bem
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews