Quanto custa o seguro dos 10 carros mais vendidos do Brasil?


Gasto importante para se ter na ponta do lápis na hora de comprar um veículo, os preços dos seguros variam não só de acordo com a cobertura, mas também conforme o segmento e modelo. Muitos podem até pensar que as apólices dos veículos mais populares entre o público consumidor tendem a ser mais baratas, mas, pela lei “da oferta e da demanda”, não é bem assim que acontece.

Por isso, listaremos a seguir os preços dos seguros dos dez carros mais vendidos do Brasil, usando como base o ranking do modelos que tiveram o maior número de emplacamentos no primeiro semestre de 2025.

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As apólices foram fornecidas pela Minuto Seguros, que fez o cálculo com base no seguinte perfil, válido para homens e mulheres: casado(a), 35 anos (sendo habilitado[a] há mais de cinco anos), com dois filhos menores de 18 anos, único(a) condutor(a) do veículo, que roda até 25 km por dia; sem bônus e com franquia reduzida, sempre considerando os valores das versões de entrada.

O Toyota Corolla Cross abre a lista, já que ficou em décimo lugar entre os modelos mais vendidos do país entre janeiro e julho. Com média das apólices precificada em R$ 2.521,48 (na soma entre homem e mulher divididos por dois), o SUV do Corolla é vendido em cinco versões e tem preços que variam entre R$ 188.990 e R$ 219.890, considerando as opções híbrida e esportiva.

Já o motor, é o 2.0 aspirado flex que entrega 175 cv de potência e 21,3 kgfm de torque, aliado ao câmbio CVT que simula dez marchas. Desenvolvendo 53 cv a menos, a configuração híbrida equipa o propulsor 1.8 flex unido à dois motores elétricos e aliado à uma caixa transeixo, chamada e-CVT. Assim, a potência combinada é de 122 cv e os 16,6 kgfm de torque são gerados pelo motor elétrico.

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Apesar de não entrar na lista dos seguros mais baratos do Brasil por apenas R$ 3, o Hyundai Creta tem a segunda apólice mais cara entre os modelos mais vendidos do primeiro semestre, com preço médio de R$ 2.557,27. SUV mais potente da categoria — ao oferecer motor 1.6 TGDi turbo a gasolina de 193 cv e 27 kgfm —, este equipa apenas a versão topo de linha, Ultimate.

Assim, à versão de entrada cabe o propulsor 1.0 TGDi, também turbo, mas flex, que entrega até 116 cv e 16,8 kgfm, sempre com câmbio automático de seis marchas. Por R$ 151.290, a opção oferece seis airbags, ar-condicionado, sensor de estacionamento traseiro e câmera de ré, banco do motorista com ajuste de altura, volante com regulagem de altura e profundidade, alerta de frenagem de emergência, controle de cruzeiro, além de central multimídia de 8 polegadas compatível com Apple CarPlay e Android Auto sem fio.

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Com o seguro custando em média R$ 2.457,39, o Honda HR-V tem uma das apólices mais caras da lista. Recentemente, o SUV compacto passou pela primeira reestilização desde o lançamento, mas manteve o motor 1.5 aspirado com injeção direta de 126 cv e 15,8 kgfm de torque nas duas versões mais baratas. Estas custam entre R$ 163.200 e R$ 170.900.

Nas duas opções mais caras, o motor passa a ser turbo e seu desempenho sobe para 177 cv e 24,5 kgfm, mas os preços passam de R$ 200 mil. O câmbio é sempre automático do tipo CVT. Apesar de não trazer faróis de neblina, a versão de entrada oferece de série quadro de instrumentos em tela TFT de 7″, central multimídia de 8″ com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador de celular por indução e ar-condicionado digital e automático com saída para a segunda fileria.

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Por se tratar de um dos carros mais baratos do Brasil, o seguro do Fiat Mobi também fica entre os mais econômicos do país, custando em média R$ 1.800,44. Disponível em duas versões, o modelo custa R$ 80.990 na configuração topo de linha, Trekking. O motor é o 1.0 Firefly que entrega até 75 cv e 10,7 kgfm, sempre com transmissão manual de cinco marchas.

Desde a opção mais barata, o hatch compacto oferece itens como freios ABS, assistente de partida em rampa, controles de tração e estabilidade, airbags frontais, ar- condicionado, banco traseiro rebatível, direção elétrica, DRL, regulagem de altura do facho do farol, regulagem de altura do volante, repetidores laterais de seta, rodas aro 14″ com calotas, travas elétricas e vidros elétricos dianteiros.

O Chevrolet Onix também está entre os dez veículos mais baratos do país e, por conta disso, o valor médio de sua apólice é o menor dessa lista: de R$ 1.590,19. O hatch passou por uma reestilização ao ser atualizado para a linha 2026, e por isso, seu design foi renovado, o interior ficou mais tecnológico e a correia banhada a óleo do motor ficou mais resistente.

O modelo parte de R$ 102.990 e é equipado com propulsor 1.0 aspirado flex de até 82 cv e 10,6 kgfm, aliado a um câmbio manual de seis marchas nas versões mais baratas. Para as opções intermediárias e topo de linha, o investimento pode ultrapassar os R$ 130 mil, mas o motor passa a ser 1.0 turbo flex de três cilindros, de 115 cv e até 16,8 kgfm.

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O Hyundai HB20 teve sua lista de versões remanejada na linha 2026. Com isso, a configuração Sense Plus, até então de entrada para o hatch, foi descontinuada, dando o posto de mais barata à Comfort.

Com apólice do seguro custando em média R$ 1.702,82, o hatch oferece motor 1.0 Kappa aspirado flex, de três cilindros e 12 válvulas, que desenvolve até 80 cv de potência e 10,2 kgfm de torque, com câmbio manual de cinco marchas. Para as versões mais caras, a motorização passa a ser 1.0 turbo e o desempenho sobe para 120 cv e 17,5 kgfm. Assim, seus preços variam entre R$ 95.790 e R$ 129.650.

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Um dos últimos carros manuais disponíveis no mercado nacional, a versão de entrada do Fiat Argo, chamada apenas “1.0”, oferece o mesmo motor do Mobi — aspirado de até 75 cv e 10,7 kgfm. Nesse caso, o câmbio também é manual de cinco marchas, mas o investimento necessário para se ter um desses na garagem é de R$ 90.990.

Com visual levemente atualizado na linha 2026, o hatch oferece mais três versões, sendo as duas mais caras equipadas com motor 1.3 turbo. Apesar de ter recebido pequenas mudanças no design para a linha 2026, a opção mais barata não oferece faróis do tipo full LED, mas sim conjunto com LED design.

Além disso, pode-se esperar freios ABS, controles de tração e estabilidade, assistente de subida, airbags frontais, ar-condicionado, chave canivete, computador de bordo, direção elétrica com regulagem de altura, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas e rodas de 14 polegadas com calotas.

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O Volkswagen T-Cross foi o SUV mais vendido do Brasil de janeiro a julho — em agosto, perdeu o posto para o Toyota Corolla Cross. Na linha 2026, o modelo passou a oferecer nova versão topo de linha, Extreme. Já a versão de entrada, é a Sense, focada no público PCD, que custa R$ 119.990. Para essa opção, a média de valor do seguro é de R$ 1.993,17.

Sob o capô, são duas opções de motor turbo: 200 TSI. 1.0 turbo flex de até 128 cv e 20,4 kgfm, e 250 TSI, 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm. O câmbio é sempre automático de seis marchas, já que as opções com câmbio manual foram removidas do portfólio do SUV compacto em setembro de 2021.

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O Volkswagen Polo está com o catálogo de versões bem mais enxuto na linha 2026, após a chegada do novo SUV de entrada, Tera. Agora, é oferecido em apenas três versões: Track, Sense e Highline, com preços que variam entre R$ 93.660 e R$ 133.490. O hatch, que foi líder de vendas no país em agosto e está entre os dez veículos mais baratos do mercado, tem valor médio de R$ 1.658,38 para a contratação do seguro.

O motor é sempre 1.0 de 12 válvulas e três cilindros, mas naturalmente aspirado e desenvolvendo até 84 cv e 10,3 kgfm na configuração Track. Para as outras duas opções, o propulsor é turbo e com injeção direta, o que aumenta o desempenho para até 116 cv e 16,8 kgfm.

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A Fiat Strada sempre está na briga com o hatch compacto da Volkswagen pela liderança nas vendas. Apesar de ter ficado em segundo lugar nesse mês, a picape compacta é o único modelo da categoria a estar entre os carros mais emplacados do Brasil e foi o modelo mais vendido no primeiro semestre. Seu seguro é o mais caro dessa lista, já que custa em média R$ 2.945,44.

São sete versões disponíveis da caminhonete, que partem de R$ 111.990,00 e chegam a R$ 146.990. Nas opções mais baratas, o motor oferecido é o 1.3 aspirado que entrega até 107 cv e 13,4 kgfm, com câmbio manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT que simula sete velocidades. Para as configurações Ultra e Ranch, o propulsor passa a ser 1.0 turbo flex de até 130 cv e 20,4 kgfm de torque, sempre com a transmissão automática.

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Fonte: direitonews

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