A tumba data do século III ou IV d.C., medindo nove por seis metros com uma câmara funerária de 2,4 metros de altura, e é o primeiro túmulo monumental do período romano descoberto na Albânia.
O túmulo é composto por três partes: uma escadaria monumental que leva a um corredor de entrada com a câmara funerária no final. As paredes da escada são adornadas com decorações geométricas em estuque. Ele é construído de grandes blocos de pedra extraídos à distância e transportados para o local, escreve o The History Blog.
A roman era cemetery has been discovered in Bulqizë, Albania. Experts say this is the first find of its kind in the country, a monumental tomb with impressive dimensions and rare archaeological elements. pic.twitter.com/Ek3KqWbcak
— Endri 🇦🇱 (@albtr_eagle24) September 2, 2025
Evidências de estruturas de parede no topo do túmulo sugerem que pode ter sido um projeto de mausoléu, não apenas uma tumba subterrânea.
O sepultamento foi saqueado na antiguidade, mas os restos de móveis funerários foram encontrados na cama da câmara funerária, incluindo vasos de vidro, pentes de osso, facas e uma grande seção têxtil tecida com fio de ouro, detalha o portal.
A tumba também contém uma inscrição em grego e latim dedicada a ΓΕΛΛΙΑΝΟΣ (Gellianos), uma referência que indica o nome da pessoa enterrada.
Devido à sua grande importância, o túmulo será protegido enquanto os arqueólogos documentam e analisam seu conteúdo, incluindo os restos osteológicos humanos.
Fonte: sputniknewsbrasil