Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, esclareceu que a equipe ainda não decidiu quem será o companheiro de Max Verstappen na temporada 2026 da Fórmula 1. Segundo ele, a definição deve acontecer apenas entre setembro e outubro, após algumas corridas adicionais para observação de Yuki Tsunoda, além dos pilotos da Racing Bulls, mais especificamente, Isack Hadjar.
“Estendemos as opções, ou melhor, os pilotos as estenderam conosco. Então, por volta de setembro ou outubro, queremos ter mais algumas corridas para observar e depois tomaremos as decisões”, disse Marko à Sky alemã.
Tsunoda, que assumiu a vaga deixada por Sergio Perez no final do ano passado, vive uma situação delicada após resultados muito abaixo do esperado, apesar de mostrar evolução nas últimas provas. A chegada das últimas atualizações da Red Bull colocou o japonês em condições iguais de equipamento com Max Verstappen, o que ajudou em seu desempenho.
O piloto japonês reconhece que seu futuro ainda depende de resultados mais consistentes: “Talvez Helmut esteja pensando em me mandar de volta para a Racing Bulls. Eu nunca sei o que ele está pensando, para ser honesto. Mas por enquanto, entendo que ele espera que eu mostre performance”, afirmou Tsunoda.

Ele destacou que as duas últimas corridas mostraram um progresso importante: “Depois que recebi as atualizações no carro, houve reconhecimento desse desempenho. Há uma grande diferença em relação a antes, e acho que isso ajuda tanto ele quanto a mim a ganhar mais tempo para ver como a situação evolui”.
Apesar da pressão, Tsunoda reconhece o apoio de Marko, ainda que ressalte sua objetividade: “Acho que ele me apoiou bastante. Mas obviamente, é um cara direto. Ele está aqui pela equipe e quer conquistar o máximo de pontos possível. Então, preciso entregar resultado, com certeza”, acrescentou.
Mesmo com a possibilidade de retorno à Racing Bulls, ou até mesmo o desligamento da ‘família’ Red Bull, Tsunoda reforça que sua meta é seguir na equipe principal: “Meu objetivo principal ainda é ficar na Red Bull Racing, mas vamos ver”, finalizou o piloto japonês.
Fonte: f1mania